segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDE Peggy Lee, de seu verdadeiro nome Norma Deloris Egstrom, cantora, compositora, autora de canções e actriz norte-americana, faleceu em Bel Air (Califórnia) no dia 21 de Janeiro de 2002. Nascera em Jamestown (Dakota do Norte) em 26 de Maio de 1920.
Peggy é reconhecida como uma das maiores influências musicais do século XX, tendo influenciado as obras e actuações de Paul McCartney, Madonna, Elvis Costello e muitos outros. Como compositora colaborou com vários músicos, entre os quais Duke Elligton que disse um dia «Se eu sou o Duque, então Peggy é uma Rainha…». Como actriz foi nomeada para os Óscares.
Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Dean Martin, Bing Crosby e Louis Armstrong citavam-na como uma das cantoras suas preferidas.
Filha mais nova de uma família com sete filhos, Lee procurou na música um modo de escapar à loucura da sua madrasta que lhe batia. Começou por trabalhar numa rádio patrocinada por um restaurante que lhe pagava a sua colaboração com comida. Durante e após os seus estudos trabalhou em quase toda a espécie de empregos. Cansada porém dos maus-tratos, abandonou a família e foi para Los Angeles.
No princípio da década de 1940 gravou os seus primeiros êxitos. Cantou com Benny Goodman em dois filmes. Colaborou com a discográfica “Capitol” durante mais de trinta anos, somando êxitos após êxitos.
Compôs inúmeras canções de sucesso, inclusivamente para filmes de Walt Disney, em que também deu a voz a vários personagens.
Quando a Juventude começou a interessar-se pelo rock'n'roll, ela foi um dos pilares da “Capitol” e também uma das primeiras a reconhecer o novo género de canção.
Foi nomeada para doze Grammy Awards, tendo ganho o de “Melhor Voz Feminina” com uma canção de 1969 e o “Grammy Lifetime Achievement Award” em 1995. Continuou a cantar até aos anos 1990, actuando por vezes já numa cadeira de rodas, espantando os críticos e o público. Morreu devido a complicações derivadas da diabetes e a uma crise cardíaca aos 81 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...