sexta-feira, 2 de abril de 2010

EFEMÉRIDE Alec Guinness de Cuffe, famoso actor britânico, nasceu em Londres no dia 2 de Abril de 1914. Faleceu em Midhurst, em 5 de Agosto de 2000, vítima de doença cancerosa no fígado. Recebeu a Comenda da Ordem do Império Britânico e o título de “Sir”, como reconhecimento pelo valor da sua carreira.
Foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor em 1953, com o filme “O Mistério da Torre” e, em 1957, ganhou o Oscar pelo seu papel em “A Ponte do Rio Kwaï”. Foi também nomeado para os Oscares de Melhor Actor Secundário em 1978 com “Star Wars” e em 1989 com “Little Dorrit”. Em 1980 recebeu um “Oscar Honorário” pelas suas memoráveis actuações nos ecrãs de cinema. Em 1959 foi nomeado para o Oscar de Melhor Guião, com “The Horse's Mouth”. Foi laureado com um Globo de Ouro no Festival de Berlim e outro no Festival de Veneza, entre inúmeros outros prémios recebidos ao longo da sua longa carreira. Tem uma estrela na Calçada da Fama.
Começou por trabalhar em publicidade, ao mesmo tempo que estudava arte dramática no “Fay Compton Studio of Dramatic Art”. Estreou-se como actor em 1936, no teatro londrino “Old Vic”. Em 1941 alistou-se na Marinha Real.
Em 1946 começou a participar em filmes que ficariam para a história do cinema. Foi uma figura emblemática dos “Studios Ealing”, sobretudo pelo seu desempenho na comédia “Kind Hearts and Coronets” (1949), onde interpretou oito papéis diferentes, entre os quais o de uma mulher. Entrou em vários filmes de David Lean, como: “Oliver Twist” (1948), “Lawrence da Arábia” (1962), “Doutor Jivago” (1965) e “A Ponte do Rio Kwaï” (1957).
Representou ainda o papel de Hitler, em 1973, na película “Os dez últimos dias de Hitler”. Uma geração mais recente de espectadores conhece-o igualmente pela sua interpretação de Obi-Wan Kenobi na “Guerra das Estrelas”.
Em 1991 recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Cambridge.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...