quarta-feira, 14 de abril de 2010

EFEMÉRIDEJosé Júlio Sousa Pinto, pintor português, faleceu na Bretanha, em França, no dia 14 de Abril de 1939. Nascera em Angra do Heroísmo, nos Açores, em 15 de Setembro de 1856.
Filho de pais continentais, viveu na Terceira, em Santa Maria e em São Miguel até aos catorze anos. Nessa altura, foi viver para o Porto, onde estudou na Academia Portuense de Belas Artes, sendo discípulo de Soares dos Reis. Obteve uma bolsa de três anos para estudar em Paris (1880), onde frequentou a “École des Beaux-Arts”.
Começou a expor regularmente em vários “Salões" de Paris (de 1881 a 1912) e em Lisboa, na “Sociedade Promotora de Belas Artes” (1887), no “Grupo de Leão” (1885-1888) e em exposições individuais (de 1911 a 1929). Radicou-se até ao fim da sua vida na Bretanha, tendo recebido a Legião de Honra Francesa.
A sua arte evoluiu para a representação de paisagens, camponeses e usos bretões e portugueses, com grande sucesso tanto em Portugal como em França. A célebre revista francesa “Illustration” reproduziu grade parte das suas obras.
Participou em várias exposições de renome, de que se salientam: “Exposição Universal de Paris” de 1889, “Exposição do Rio de Janeiro” (1895 e 1908) e “Grémio Artístico” onde, em 1898, recebeu a Medalha de Honra.
Ninguém, melhor do que ele, soube estabelecer a ligação entre a Escola Portuguesa e a École de Paris. A sua obra está representada em Museus de Nice, de Amiens e do Luxemburgo, na Pinacoteca de Parma, no Museu do Chiado em Lisboa e em muitas colecções particulares. O seu quadro “Les ramasseurs de pommes de terre” (1898) está exposto em Paris no Musée d'Orsay.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...