terça-feira, 6 de abril de 2010

EFEMÉRIDEAnton Geesink, de seu verdadeiro nome Antonius Johannes Geesink, ex-judoca holandês e único não japonês, ainda vivo, portador do 10º Dan, nasceu em Utrecht no dia 6 de Abril de 1934.
Participou pela primeira vez nos Campeonatos Europeus em 1951, ganhando a medalha de prata, e conquistou a de ouro no ano seguinte.
Nos primeiros Campeonatos Mundiais, organizados em Tóquio (1956), obteve a medalha de bronze, atrás de dois nipónicos.
O Judo não fazendo parte ainda do programa olímpico, Geesink procurou participar nos J. O. na luta greco-romana. Venceu o campeonato nacional holandês e foi seleccionado para os Jogos de Roma (1960). Não pôde todavia competir, em razão do seu estatuto profissional: sendo professor de judo, foi equiparado a um desportista profissional pelo C.I.O..
Com 1,98 m de altura e 130 kg de peso, Geesink tornou-se no primeiro judoca a bater um japonês em Campeonatos do Mundo e a sagrar-se campeão (3ª edição realizada em Paris em 1961).
Surpreendeu o mundo durante os Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, quando o judo foi modalidade olímpica pela primeira vez, ao ganhar a medalha de ouro na classe aberta (sem limite de peso), contra o japonês Akio Kaminaga.
Entre os seus títulos contam-se os Campeonatos Mundiais de 1961 (Paris) e 1965 (Rio de Janeiro), 21 títulos de Campeão Europeu e 17 de Campeão da Holanda. Anton Geesink treinava seis horas por dia.
Recebeu a “Ordem do Tesouro da Felicidade Sagrada” do governo japonês. A cidade de Utrecht tem uma rua com o seu nome, justamente aquela onde ele mora. Faz parte do Comité Internacional Olímpico desde 1987.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...