terça-feira, 1 de outubro de 2013

1 DE OUTUBRO - WILLIAM EDWARD BOEING


 
EFEMÉRIDEWilliam Edward Boeing, empresário e aviador norte-americano, pioneiro da aviação e fundador da companhia Boeing, nasceu em Detroit no dia 1 de Outubro de 1881. Morreu em Seattle, em 28 de Setembro de 1956.
Fez os primeiros estudos na Suíça, voltando aos Estados Unidos em 1900, ano em que ingressou na Universidade de Yale. Em 1903, deixou a universidade para se dedicar ao negócio de madeiras, adquirindo extensas áreas de extracção de madeira em torno de Grays Harbor, no estado de Washington.
Em 1909, durante a Exposição Universal de Seattle, viu pela primeira vez uma aeronave em voo. Ficou fascinado. Em 1916, passou a dedicar-se à aviação e, juntamente com o comandante George Conrad Westervelt, fundou a Pacific Aero Products. Compraram um hidroavião Martin e pesquisaram o respectivo projecto. Com o conhecimento e experiência assim adquiridos, projectaram o seu primeiro avião – o B&W. Voou pela primeira vez em 29 de Junho de 1916, data que é considerada como a do primeiro voo de um Boeing.
Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, em Abril de 1917, mudou o nome de sua empresa para Boeing Airplane Company e recebeu uma encomenda da marinha americana para produzir 50 aeroplanos.
Terminada a guerra, voltou a dedicar-se à aviação comercial, iniciando um bem sucedido serviço de correio aéreo. William Boeing tornou-se um grande piloto comercial e, simultaneamente, um pioneiro da indústria aeronáutica. Contratou uma ex-enfermeira, para assistir os passageiros durante os voos nocturnos da sua companhia. Assim nasciam as hospedeiras do ar…
Em 1934, foi acusado pelo governo americano de práticas monopolistas. Como consequência, a sua empresa foi dividida em três: United Aircraft Corporation, Boeing Airplane Company e United Air Lines. Boeing aposentou-se no mesmo ano. A partir daí, passou a dedicar-se à criação de cavalos puro-sangue. A sua fazenda localizava-se no nordeste de Seattle e chamava-se “Aldarra”. Em 2000, o seu filho William E. Boeing Jr transformaria “Aldarra” num empreendimento imobiliário de luxo.
Boeing só se retirou definitivamente da aviação no início da Segunda Guerra Mundial, vindo a falecer a bordo do seu iate, dias antes de completar 75 anos. A certidão de óbito indicava como causa da morte um ataque cardíaco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...