quinta-feira, 10 de outubro de 2013

10 DE OUTUBRO - MIGUEL FALABELLA


 
EFEMÉRIDE Miguel Falabella de Sousa Aguiar, actor, dramaturgo, director, realizador, cineasta, escritor e apresentador de televisão brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 10 de Outubro de 1956.
Ainda em pequeno, quando morava na Ilha do Governador, assistiu ao musical “Hello, Dolly” protagonizado por Bibi Ferreira e ficou encantado pelo mundo da dramaturgia. Estreou-se na televisão em 1982, num episódio do programa “Caso Verdade”. Logo depois, participou na sua primeira telenovela, “Sol de Verão” de Manoel Carlos. Conquistou o pleno sucesso em 1986, ao entrar no remakeSelva de Pedra”, de Janete Clair.
Iniciou-se como apresentador de televisão no programa “Vídeo Show”, em Agosto de 1987. O êxito foi tanto, que ele permaneceu à frente do programa até Janeiro de 2002.
Tem sido um artista bastante activo no teatro e na televisão. Nos palcos, além de musicais nacionais, costuma levar a Broadway para o Brasil. Actuou no grande sucesso “Loiro, Alto, Solteiro, Procura” e escreveu “A Partilha”, peça que foi depois adaptada ao cinema. Na televisão, entre muitos trabalhos, alcançou grande popularidade ao apresentar o já referido “Vídeo Show” durante 15 anos e ao representar também Caco Antíbes no humorístico “Sai de Baixo”.
É de salientar também a sua forte ligação à poesia e à escrita. Participou em diversos CD de poesia e escreveu vários livros. Foi ainda autor de várias crónicas publicadas em jornais e revistas.
Foi protagonista da série cómica “Toma Lá, Dá Cá”, da TV Globo, na qual assinou igualmente o guião. Com tradução e direcção dele, foi apresentado o musical “Hairspray”.
Em 2010, estreou na TV a série “A Vida Alheia”. Segundo Miguel Falabella, o objectivo deste programa não era ser uma atracção humorística, mas sim uma retratação da dura vida dos paparazzi, os repórteres fotográficos das revistas cor-de-rosa.
Já em 2013, estreou a série “Pé na Cova” em que interpreta o personagem principal e da qual foi também o guionista. Declarou entretanto que esta deverá ser a sua última actuação na TV e que também pretende deixar o teatro, passando a dedicar-se mais à escrita.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...