segunda-feira, 7 de outubro de 2013

7 DE OUTUBRO - WILLIS CARRIER


 
EFEMÉRIDEWillis Haviland Carrier, engenheiro e inventor norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 7 de Outubro de 1950. Nascera em Angola, estado de Nova Iorque, em 26 de Novembro de 1876. Foi o inventor dos aparelhos de ar condicionado.
Em 1895, conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade Cornell e, em 1901, licenciou-se em engenharia mecânica. Passou então a trabalhar para a Buffalo Forge Company, fabricante de aquecedores, ventiladores e sistemas de exaustão de ar, no departamento de concepção de sistemas de aquecimento para secar madeira e café.
Em Julho de 1902, ao tentar resolver um problema de qualidade existente na Lithographing Sackett-Wilhelms & Publishing Company of Brooklyn, Willis apresentou um projecto que se tornaria, mais tarde, no sistema de ar condicionado como agora o conhecemos. Em Janeiro de 1906, após vários anos de desenvolvimentos, melhorias e testes, nasceu a Carrier E.U. patente No.808897, invenção a que ele chamou “aparelho para o tratamento do ar”, primeiro tipo de equipamento de ar condicionado no mundo. Foi projectado para humidificar ou desumidificar o ar, fazendo o aquecimento de água para humidificar e a refrigeração de água para retirar a humidade do ar.
A primeira venda do aparelho foi feita no final de 1906 para o LaCrosse National Bank, em La Crosse, no Wisconsin.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...