quarta-feira, 9 de outubro de 2013

9 DE OUTUBRO - MIRIAM HOPKINS



EFEMÉRIDE – Ellen Miriam Hopkins, actriz norte-americana, morreu em Nova Iorque no dia 9 de Outubro de 1972. Nascera em Savannah, em 18 de Outubro de 1902. Finalizou os estudos na Universidade de Siracusa em Nova Iorque.
Aos 20 anos, tornou-se “chorus girl”. Em 1930, assinou um contrato com a Paramount Pictures e fez o seu primeiro filme, “Fast and Loose”. Nesta década, entrou em várias películas, entre elas “Becky Sharp” (1935), com a qual foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz. O seu filme mais marcante desta época foi a obra-prima de Ernst Lubitsch “Trouble in Paradise” (1932).
Depois de ter protagonizado “Old Acquaintance” (1943), esteve sem representar durante seis anos. Voltou ao cinema em 1949, com “A Herdeira” de William Wider, contracenando com Olivia de Havilland, que tinha o papel principal. Entrou depois em várias comédias, tendo feito a sua última aparição notável em “A perseguição Impiedosa”, com Marlon Brando, Robert Redford e Jane Fonda. Fez ainda algumas séries para televisão, tendo – em 1962 – representado ao lado de Ronald Reagan, futuro presidente dos Estados Unidos.
Foi casada quatro vezes – com o actor Brandon Peters, com o aviador Austin Parker, com o realizador Anatole Litvak e com o jornalista correspondente de guerra Raymond B. Brock. Faleceu nove dias antes de completar 70 anos, vítima de crise cardíaca. Tem duas estrelas no Passeio da Fama em Hollywood, uma pela sua carreira no cinema e outra pelas suas actuações na televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...