quarta-feira, 23 de outubro de 2013

23 DE OUTUBRO - DIANA DORS



EFEMÉRIDEDiana Dors, actriz inglesa, nasceu em Swindon no dia 23 de Outubro de 1931. Morreu em Windsor, em 4 de Maio de 1984.
Impôs-se nos anos 1950 como “a loira erótica”, num cinema britânico que estava dominado pelas morenas (Jean Simmons e Joan Collins, entre outras.) e que ia buscar as loiras ao estrangeiro (Odile Versois, Brigitte Bardot, etc.).
Fez vários filmes assinados por David Lean, Charles Crichton, Frank Launder e Terence Fisher. A importância dos seus papéis foi aumentando. O seu melhor filme terá sido “The Unholy Wife”, realizado por  John Farrow, onde impôs o seu talento dramático, contracenando com Rod Steiger. Consagrada como estrela internacional, fez vários filmes ao lado de Victor Mature e Vittorio Gassman, sobretudo comédias, em Itália, Espanha e, mais tarde, na Suécia.
Os seus sucessos, porém, começaram a diminuir tão rapidamente como tinham surgido. Jack Cardiff e Michael Winner ainda a dirigiram no começo dos anos 1960 e representou o seu próprio papel numa comédia francesa (“Allez France!”) realizada em Londres.  
Passou a dividir-se entre filmes de horror e outros eróticos. Trabalhou também para a televisão, tendo aparecido em vários filmes no programa Alfred Hitchcock apresenta!”. Protagonizou “Helena de Tróia”, teve bastante êxito numa adaptação de Shakespeare e numa versão de “Dr. Jekyll e Mr. Hyde”.
A sua carreira acabaria em beleza, como ela afinal merecia, entrando numa obra-prima de Joseph Losey (“Steaming”). A sua foto ilustrou a capa de um álbum dos Beatles. Durante a sua carreira, interpretou cerca de quarenta filmes. Quando faleceu, tinha apenas 52 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...