quinta-feira, 3 de outubro de 2013

3 DE OUTUBRO - JACKSON MARTÍNEZ



EFEMÉRIDEJackson Arley Martínez Valencia, futebolista colombiano que joga actualmente no FC Porto, nasceu em Quibdó no dia 3 de Outubro de 1986.
Em 2009, no seu país natal, tornou-se o melhor marcador de todos os tempos no Campeonato Colombiano, levando também o Independiente Medellín ao seu 5º título nacional. Jogou seguidamente no Jaguares de Chiapas (México), tendo conquistado a Copa Mesoamericana 2011 e terminado a temporada em primeiro lugar no campeonato. No início de 2012, foi nomeado capitão da equipa.
Chegou ao Porto por um valor de 8 milhões de euros, tendo-se transferido do Jaguares para o clube nortenho na época 2012/13. Jackson tinha propostas de outros clubes europeus, nomeadamente do Liverpool, mas preferiu o clube português. Logo no seu primeiro jogo oficial, na Super Taça Cândido de Oliveira, marcou o golo decisivo aos 90 minutos, o que levou o Porto a conquistar o troféu pela 4ª vez. No final da temporada, registou um total de 31 golos e ganhou a Primeira Liga.
A abrir a segunda época no Dragão, conquistou mais uma vez a Super Taça Cândido de Oliveira, marcando novamente um golo. É internacional pela Selecção da Colômbia, tendo jogado nos Mundiais de 2010, na Copa América de 2011 e em várias jogos de preparação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...