domingo, 27 de outubro de 2013

27 DE OUTUBRO - JEAN-PIERRE CASSEL



EFEMÉRIDEJean-Pierre Cassel, de seu verdadeiro nome Jean-Pierre Crochon, actor, dançarino e cantor francês, nasceu em Paris no dia 27 de Outubro de 1932. Morreu na mesma cidade em 19 de Abril de 2007. Fez a sua estreia no cinema em 1954, a convite de Gene Kelly. Tornou-se célebre em comédias musicais dos anos 1950/60, graças aos seus sapateados. Na década de 1970, foi vedeta de – entre outros filmes – “O Charme Discreto da Burguesia” de Luis Buñuel.
Filho de um médico e de uma cantora de ópera, seguiu cursos de representação, depois de ter chumbado na obtenção do bacharelato, começando a fazer alguns papéis de figurante.
Ao longo dos seus 50 anos de carreira, conviveu com grandes realizadores, de Gene Kelly a Robert Altman, passando por Claude Chabrol, Luis Buñuel, Joseph Losey, René Clément e Jean Renoir, entre outros. Era muito apreciado também pela nova geração de realizadores franceses, como Mathieu Kassovitz, Gilles Lellouche ou ainda Mabrouk El Mechri. Contracenou com grandes actores e actrizes do cinema francês e internacional: Catherine Deneuve, Stéphane Audran, Claude Jade, Jean Seberg, Marie Dubois, Jacqueline Bisset, etc.
Os seus múltiplos talentos levaram-no também aos palcos, tendo-se estreado com a peça “O Idiota” de Marcel Achard. Apaixonado pelo music-hall, aos 74 anos, ainda dedicou ao cantor Serge Gainsbourg, que ele conhecera no início da carreira (1950), um espectáculo intitulado “Jean-Pierre Cassel canta e dança Gainsbourg Suite”.
Cassel terá no seu activo perto de 50 peças e espectáculos, uma centena de filmes para televisão e outros tantos para cinema. Faleceu vítima de doença oncológica.
Entre os prémios que recebeu, saliente-se o NBR Award com “Pronto-a-vestir” de Robert Altman  e o Prémio Homenagem Especial no Festival de Ficção TV de Saint-Tropez (2005). Foi nomeado para um César pela sua interpretação em “A Cerimónia” de Claude Chabrol.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...