sábado, 14 de março de 2015

14 DE MARÇO - MICHAEL CAINE

EFEMÉRIDEMichael Caine, de seu verdadeiro nome Maurice Joseph Micklewhite Jr., actor britânico, nasceu em Londres no dia 14 de Março de 1933. Conquistou por duas vezes o Oscar de Melhor Actor Secundário, pelas suas actuações em “Hannah and Her Sisters” (1987) e “The Cider House Rules” (1999).
Apesar de ter por origem uma família pobre do sul de Londres, apaixonou-se muito cedo pela arte de representar.
Serviu o exército britânico na Guerra da Coreia, nos anos 1950. No regresso à vida civil, exerceu actividades modestas, como moço de recados e ascensorista. Simultaneamente, actuava em alguns teatros regionais. Participou depois em numerosas peças de teatro para televisão e passou a utilizar o nome artístico porque ficaria conhecido no mundo do cinema.  
Estreou-se com o filme “A Hill in Korea” (1956), no qual interpretou um cabo do exército britânico. Seguiu-se uma quinzena de filmes. O seu primeiro papel de destaque foi em “Zulu” (1964). Caine tornou-se um actor muito popular com uma série de películas realizadas nos anos 1960, no auge da Guerra Fria, em que interpretou um agente secreto chamado Harry Palmer.
A partir dos anos 1970, passou a actuar mais nos Estados Unidos, onde teve uma prolífica actividade cinematográfica.
Em 1995, voltou a interpretar o papel de Harry Palmer em “Bullet to Beijing” e “Midnight in St Petersburg”. No ano seguinte, actuou ao lado de Jack Nicholson em “Blood and wine”.
Foi nomeado cinco vezes para os Oscars, tendo actuado em mais de cem filmes ao longo de uma carreira que ainda não acabou. Depois de ter feito três filmes em 2014, tem dois previstos para 2015 e um já agendado para 2016. Completa hoje 82 anos. Foi condecorado pela rainha Isabel II em 2000, passando a poder utilizar o título de “Sir”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...