sexta-feira, 6 de março de 2015

6 DE MARÇO - ANDRZEJ WAJDA

EFEMÉRIDEAndrzej Wajda, realizador cinematográfico polaco, nasceu em Suwałki no dia 6 de Março de 1926.
Começou a estudar cinema na Academia das Belas Artes de Cracóvia, logo após a Segunda Guerra Mundial, na qual participou alistando-se no Exército Polaco em 1942 (com 16 anos). Estudou depois na Escola de Cinema de Łódź. Iniciou-se como realizador com a Geração de 1955.
Próximo das ideias liberais do sindicato Solidarność, tornou-se amigo de Lech Wałęsa. Foi frequentemente incomodado pelas autoridades, por evocar uma Polónia em crise que ansiava pela liberdade e pela democracia, tema que ele abordou nomeadamente nos filmes “O Homem de Mármore” e “O Homem de Ferro”.
A história e a política da Polónia são dominantes na sua obra, sendo considerado uma sumidade artística, tanto antes como depois da era comunista. Fez parte do Senado eleito em 1989. 
Foi também cenarista de teatro. A sua obra e a sua vida cinematográfica foram recompensadas com inúmeros prémios e distinções. Saliente-se uma Palma de Ouro no Festival de Cannes (1981), dois Césars, três BAFTA e Melhor Realizador no Festival de Moscovo de 1970. É membro da Academia das Artes de Berlim e da Academia de Belas Artes do Instituto de França; recebeu a Ordem do Sol Nascente Japonesa; é Comendador da Legião de Honra e da Ordem das Artes e Letras Francesa e da Ordem do Mérito Alemã. Recebeu a Medalha de Oiro do Mérito Cultural da Polónia (Gloria Artis).
Em Abril de 2000, Andrzej Wajda doou a estatueta do Oscar Honorário, que havia recebido naquele mesmo ano, ao Museu da Universidade Jaguelónica, em Cracóvia.
Em 2013, realizou “O Homem do Povo”, uma biografia filmada do seu amigo Lech Wałęsa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...