terça-feira, 17 de março de 2015

17 DE MARÇO - OLEG CASSINI

EFEMÉRIDEOleg Cassini, estilista norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 17 de Março de 2006. Nascera em Paris, em 11 de Abril de 1913. Ficou conhecido mundialmente, ao ser escolhido por Jacqueline Kennedy para fazer as suas roupas de primeira-dama dos Estados Unidos na década de 1960.
Tinha por origem uma família da aristocracia russa. O avô fora embaixador do Império Russo durante as administrações de William McKinley e de Theodore Roosevelt.
Criado em Itália, Oleg Cassini fez os seus estudos numa escola católica britânica, antes de ingressar na Academia das Belas Artes
Em 1933, iniciou a carreira na boutique da mãe, antes de voar com as próprias asas e abrir, no mesmo ano, a sua própria loja em Roma. Em 1936, instalou-se em Nova Iorque e começou a desenhar roupa para grandes armazéns de luxo.
Em 1940, partiu para Hollywood, onde trabalhou nos estúdios da 20th Century Fox. Aqui conheceu Gene Tierney, com quem viria a casar. Desenhou para ela os vestidos que ela utilizou em sete dos seus filmes. Divorciaram-se em 1952, mas ele continuou a trabalhar na capital do cinema até 1960.
Criou para Jacqueline Kennedy mais de 300 vestidos, fazendo dela uma das mulheres mais elegantes de Washington. Vestiu igualmente várias estrelas de Hollywood, como Grace Kelly, Marilyn Monroe e Gene Tierney, entre outras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...