segunda-feira, 2 de março de 2015

2 DE MARÇO - DANIEL CRAIG

EFEMÉRIDEDaniel Wroughton Craig, actor inglês, famoso depois de interpretar o papel de James Bond, nasceu em Chester no dia 2 de Março de 1968.
Aos 16 anos, mudou-se para Londres, sendo aluno do National Youth Theatre e diplomando-se em 1991 na Guildhall School of Music and Drama. Começou a sua carreira no teatro em 1993, passando em seguida para o cinema e para a televisão. Várias interpretações suas em produções britânicas atraíram a atenção do público e da crítica.
Em 1997, com o filme biográfico “Love Is the Devil : Study for a Portrait of Francis Bacon”, conquistou o British Performing Award, no Festival Internacional de Edimburgo (1998).
Em 2000, recebeu o British Independent Film Award de Melhor Actor com “Some Voices”. Continuou depois a sua carreira nos Estados Unidos, protagonizando papéis secundários em filmes de sucesso.
Craig alcançou fama internacional em 2006, ao ser escolhido como o sexto actor a interpretar James Bond no cinema. A sua estreia em “Casino Royale” foi muito elogiada pela crítica, tendo sido nomeado para o BAFTA Award. “Quantum of Solace”, dois anos depois, e o terceiro filme, “Skyfall”, lançado em 2012, foram novos êxitos.
Craig casou em 2011 com a actriz Rachel Weisz, sua segunda esposa. Tem uma filha do primeiro casamento (1992/94), com a actriz escocesa Fiona Loudon. Em 2006, entrou para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Desde que assumiu o papel de Bond, Craig tem continuado a aparecer noutros filmes.
Em Julho de 2012, participou na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Retomou então o seu papel de James Bond, num mini-filme em que foi encarregado de escoltar Sua Majestade a rainha Isabel II até ao estádio.
Está previsto, para o fim de 2015, um novo filme de James Bond protagonizado por Daniel Craig (“Spectre”).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...