sexta-feira, 27 de março de 2015

27 DE MARÇO - PEDRO TOCHAS

EFEMÉRIDEPedro Tochas, de seu verdadeiro nome Pedro Nuno Simões Lopes dos Santos, comediante português, protagonista de vários tipos espectáculos, da stand-up comedy e malabarismo ao teatro de rua, nasceu em Avelar no dia 27 de Março de 1972.
Estudou Engenharia Química na Universidade de Coimbra, onde fez parte do grupo Orxestra Pitagórica. Neste grupo, devido à sua aptidão para malabarismo com fogo, recebeu a alcunha de Tochas.
Viajou até aos Estados Unidos e estudou malabarismo e comédia física no Celebration Barn Theater. Para aprofundar os estudos, rumou depois para Inglaterra, onde ingressou na Circomedia-Academy of Circus Arts and Physical Theatre, tendo estudado teatro físico. No fim do curso, foi convidado a voltar para um ano de especialização. Voltou no ano seguinte, mas desta vez com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian que o ajudou a suportar o custo de vida em Inglaterra.
De regresso a Portugal, evidenciou-se em “trabalhos de rua”, de norte a sul do país e até no estrangeiro, testando tudo o que tinha aprendido. Em breve foi descoberto pelo Teatrão, que o contratou para as suas duas primeiras produções. Lançou-se depois na stand-up comedy.
Pedro Tochas destaca-se pela sua capacidade de improvisação, formação em vários tipos de espectáculo e actuações em várias partes do mundo. Já ganhou diversos prémios e consagrações, em especial pelo seu trabalho em “O Palhaço Escultor”.
Na televisão, participou no programa “Dá-lhe Gás” na SIC (2000). Pertenceu ao quadro de actores do cómico “Programa da Maria”, no mesmo canal em 2001. Em 2004, apresentou um programa de viagens, “Vais ou Ficas”, na RTP. Faz parte actualmente do grupo de jurados do Got Talent Portugal (RTP).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...