quarta-feira, 25 de março de 2015

25 DE MARÇO - JOSÉ BARROS MOURA

EFEMÉRIDEJosé Aurélio da Silva Barros Moura, político português, morreu em Lisboa no dia 25 de Março de 2003, vítima de doença oncológica. Nascera no Porto em 8 de Outubro de 1944.
Iniciou a sua actividade política nas lutas académicas de 1962, o que lhe valeu ser expulso da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Coimbra, onde entretanto voltou a envolver-se, como dirigente associativo, nas lutas académicas de 1969, já como militante do Partido Comunista Português.
Incorporado compulsivamente nas fileiras do exército português, foi enviado para a Guiné, a pior frente de combate da Guerra Colonial. Manteve-se no PCP durante 27 anos, afastando-se em 1991 por divergir da estratégia seguida então pelo partido. Aderiu à Plataforma de Esquerda, grupo formado por dissidentes comunistas e integrado, entre outros, por Miguel Portas, Joaquim Pina Moura, Daniel Oliveira e José Magalhães. Em 1999, filiou-se no Partido Socialista, de que já era deputado independente no Parlamento Europeu. Eleito para a Assembleia da República, foi vice-presidente da bancada parlamentar socialista.
Foi também presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras, cargo que abandonou por discordar do estilo de gestão imprimido pela presidente do município, Fátima Felgueiras.
Entre 1988 e 2003, exerceu funções docentes na Universidade Autónoma de Lisboa (departamento de Direito).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...