terça-feira, 31 de março de 2015

31 DE MARÇO - NICHITA STĂNESCU

EFEMÉRIDENichita Hristea Stănescu, poeta e ensaísta romeno, nasceu em Ploieşti no dia 31 de Março de 1933. Morreu em Bucareste, em 13 de Dezembro de 1983, vítima de hepatite. Foi casado três vezes (1952/53, 1962/72 e 1982/83).
Concluiu o ensino médio na sua cidade natal e, em seguida, estudou Língua e Literatura Romenas na Faculdade de Filologia da Universidade de Bucareste. Iniciou a sua carreira literária na revista “Tribuna” e na “Gazeta Literária”. Em 1969, foi nomeado chefe de redacção da revista “Luceafărul”.
A sua estreia editorial deu-se com o livro de poesia “Sensul iubirii”, que foi publicado em 1960. Escreveu numerosas recolhas de poemas e alguns ensaios, vários dos seus livros tendo sido publicados também no estrangeiro. O último volume de poesia que publicou foi “Noduri şi semne” (1982).
Nichita Stănescu recebeu muitos prémios de poesia, dos quais o mais importante foi o Prémio Herder (1975). Foi indicado pela Academia Sueca para o Prémio Nobel de 1980. O prémio viria a ser atribuído a outro poeta, o grego Odysseas Elitis.
Apesar da sua morte prematura, deixou alguns dos mais importantes poemas da literatura romena. Postumamente, foi eleito membro da Academia da Roménia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...