quinta-feira, 19 de março de 2015

19 DE MARÇO - MARIA CAVACO SILVA

EFEMÉRIDE - Maria Alves da Silva Cavaco Silva, professora portuguesa de Literatura e a 19ª e actual primeira-dama de Portugal, nasceu em Silves, São Bartolomeu de Messines, no dia 19 de Março de 1938.
Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a sua tese de licenciatura versou “A Saudade na Poesia de Hölderlin”, tema analisado em relação com o saudosismo português. Professora desde 1960, leccionou no Colégio das Doroteias e nos Liceus Passos Manuel, Rainha D. Leonor e D. João de Castro, todos em Lisboa.
Consorciou-se com Aníbal Cavaco Silva em Outubro de 1963. Logo nesse ano, acompanhou o marido para Moçambique, vivendo dois anos em Lourenço Marques (actual Maputo), onde leccionou francês, português e inglês, nos Liceus Salazar e D. Ana da Costa Portugal.
Entre 1971 e 1974, esteve em York, Inglaterra, mantendo uma relação de trabalho com o Language Teaching Centre, onde frequentou cursos de alemão e italiano. Como não havia leitorado oficial de Língua Portuguesa, ensinou-a a título privado a estrangeiros de várias nacionalidades.
Em 1977, iniciou funções como regente da disciplina de Língua Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Tem artigos publicados sobre autores como Luís de Camões, Gil Vicente, Bocage, Camilo Pessanha, Cesário Verde, José Régio, Ruy Belo, Vergílio Ferreira e Sophia de Mello Breyner.
Como primeira-dama, tem dedicado atenção aos desafios que as famílias e os jovens enfrentam no mundo actual e as novas exigências em matéria de assistência social.
Já recebeu vinte condecorações, todas de países estrangeiros e no período 2007/14. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...