segunda-feira, 11 de maio de 2015

11 DE MAIO - SPENCER PERCEVAL

EFEMÉRIDESpencer Perceval, político e primeiro-ministro do Reino Unido, morreu em Londres no dia 11 de Maio de 1812. Nascera em Mayfair, em 1 de Novembro de 1762. Foi o único primeiro-ministro britânico a ter sido assassinado.
Estudou no Trinity College, em Cambridge. Em 1797, foi eleito deputado por Northampton, tendo-se feito notar pelas causas que defendia, pela sua eloquência, pelo seu zelo e pelos conhecimentos que denotava em matérias de finanças. Tornou-se líder dos Tories na Câmara dos Comuns. Foi seguidamente solicitador, procurador-geral, ministro das Finanças e, em 1809, Lord do Tesouro. Mais tarde, ascendeu a primeiro-ministro.
Foi assassinado em 1812 por John Bellingham, quando atravessava o Palácio de Westminster, onde ia para tomar parte num debate na Câmara dos Comuns. O assassino, que seria um desequilibrado, foi enforcado sete dias depois, após julgamento.
Há uma estátua de Spencer Perceval em Northampton, esculpida por Francis Leggatt Chantrey em 1817. Em 2014, mais de dois séculos após a sua morte, foi descerrada uma lápide alusiva no Palácio de Westminster.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...