quarta-feira, 27 de maio de 2015

27 DE MAIO - ARNOLD BENNETT

EFEMÉRIDE – Enoch Arnold Bennett, jornalista e escritor britânico, nasceu em Hanley no dia 27 de Maio de 1867. Morreu em Londres, em 27 de Março de 1931, vítima de febre tifóide.
Foi o facto de ter ganho um prémio literário atribuído por uma revista, em 1889, que o encorajou a enveredar pela profissão de jornalista. Em 1894, foi escolhido para editor-adjunto do magazine “Wooman”. À margem deste trabalho, iniciou a escrita do seu primeiro romance. “A Man from the North” (1898), que recebeu críticas elogiosas e lhe permitiu mesmo aceder ao lugar de editor chefe. Tendo notado a má qualidade dos folhetins literários recebidos para publicação, decidiu que poderia ser ele próprio a redigir um bem melhor. Assim nasceu o seu segundo romance, “The Grand Babylon Hotel” (1902).
Abandonou depois o seu trabalho de editor, para se dedicar unicamente à literatura, se bem que publicando também, regularmente, artigos na imprensa. Em 1926, aceitou assegurar uma crónica literária semanal no “Evening Standard”.
Em 1903, instalou-se em Paris onde passou a frequentar os meios artísticos de Montmartre e de Montparnasse. Durante oito anos, escreveu um grande número de romances e peças de teatro, reconhecendo – ele próprio – a influência de Maupassant, mormente no romance  “The Old Wives' Tale” (1908). No mesmo ano, publicou “Buried Alive”, um romance de humor negro, que seria depois adaptado ao cinema por Nunnally Johnson (filme “Holy Matrimony” realizado por  John M. Stahl em 1944).
Depois de uma viagem aos Estados Unidos em 1911, voltou a Inglaterra. Durante a Primeira Guerra Mundial, escreveu muitos textos de propaganda para o governo britânico. Depois do conflito, a sua notoriedade era tal que a publicação de cada um dos seus romances era considerada como um grande acontecimento literário. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...