sábado, 9 de maio de 2015

9 DE MAIO - ARTUR DA TÁVOLA

EFEMÉRIDEArtur da Távola, pseudónimo de Paulo Alberto Artur da Tavola Moretzsonh Monteiro de Barros, advogado, jornalista, homem da rádio, escritor, professor e político brasileiro de origem árabe, morreu no Rio de Janeiro em 9 de Maio de 2008. Nascera na mesma cidade em 3 de Janeiro de 1936.
Iniciou a sua vida política em 1960, no PTN, pelo estado da Guanabara. Dois anos depois, foi eleito deputado constituinte pelo PTB. Afastado pela ditadura militar, viveu na Bolívia e no Chile entre 1964 e 1968. Tornou-se um dos fundadores do PSDB e líder de bancada na assembleia constituinte de 1988, tendo defendido alterações nas concessões de emissores de televisão, para permitir que fossem criados canais vinculados à sociedade civil. No mesmo ano, concorreu, mas sem sucesso, à prefeitura do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi presidente do PSDB (1995/1997). Exerceu mandatos de deputado federal de 1987 a 1995 e senador de 1995 a 2003. Em 2001, foi durante nove meses secretário da Cultura na cidade do Rio.
Como jornalista, foi redactor e editor de diversas revistas, nomeadamente na Bloch Editores, e crítico de televisão nos jornais “Última Hora”, “O Globo” e “O Dia”, sendo igualmente director da Rádio Roquette-Pinto.
Publicou ao todo 42 livros, entre 1977 e os anos 2000, a maioria constituída por contos e crónicas. Teve obras prefaciadas por nomes conhecidos, como Fernanda Montenegro e Pedro Bial.
Távola apresentava o programa “Quem tem medo de música clássica?”na TV Senado, onde demonstrava o conhecimento e profunda paixão pela música clássica e erudita. No encerramento de cada programa, marcou os telespectadores com a frase: «A música é vida interior e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão.». 
O seu compositor favorito era Vivaldi, a quem dedicou quatro programas especiais, apresentando “Le quattro stagioni” na sua versão completa e executada pela Orquestra Filarmónica de Berlim. Também exibiu, em exclusivo, execuções da Orquestra Sinfónica Brasileira no Festival de Gramado nos anos 2003 a 2007. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...