domingo, 3 de maio de 2015

3 DE MAIO - FF FERNANDO FERNANDES

EFEMÉRIDEFF Fernando Fernandes, de seu nome completo Fernando João Duarte do Carmo Abrantes Fernandes, actor e cantor português, nasceu em Lisboa no dia 3 de Maio de 1987. Morou em Almada até 1994, ano em que a família se mudou para o Alentejo. Fez os primeiros anos de escolaridade em Vila Nova da Baronia.
Em 1999, teve o seu primeiro contacto com os palcos, participando no concurso televisivo da SICBravo Bravíssimo”, para jovens talentos, do qual saiu vencedor.
A partir daquele momento, decidiu apostar na sua formação musical, fazendo um curso básico (canto, piano e violino) com a duração de três anos, na Escola Profissional de Évora. No final desse curso, teve a oportunidade de protagonizar um musical idealizado pelos seus professores de violino e piano – “Um Sonho Magico” – iniciando assim a sua experiência de representação, num espectáculo que teve lugar no Centro Cultural de Belém.
O interesse pela representação ganhou então um papel decisivo na sua vida e, em 2002, regressou a Lisboa para seguir um curso na Escola Profissional de Teatro de Cascais. No final do curso, fez um casting para a série de televisão “Morangos com Açúcar” e começou a pôr em pratica tudo o que aprendera nos últimos seis anos. Curiosamente, desempenhou o papel de “Tomé”, um jovem recatado, que tinha o secreto gosto pela música, nomeadamente por cantar, mas que não o conseguia fazer em público.
Esteve um ano a fazer esta série e passou a ser conhecido como “FF” (duas das inicias do seu nome), sendo entretanto contratado pela editora discográfica Farol. Iniciou uma digressão para promover o seu primeiro álbum de estúdio, “Eu Aqui” (2006), que atingiu vendas superiores a 80 000 exemplares. Seis meses mais tarde, foi lançado “FF Live Tour”, que atingiu o Disco de Ouro. “A Música Nasce”, editado em 2007, foi o seu segundo álbum de originais.
Fez vários trabalhos em musicais, como “Fame” e “High School Musical 2 – O espectáculo”, em que desempenhou o papel principal. Em 2010, lançou o álbum “O Jogo Recomeça”.
Em 2012, participou na 2.ª edição do programa da TVITua Cara Não Me É Estranha”, tendo terminado em 2.º lugar. Interpretou, entre outros artistas, Prince, Cármen Miranda, Paulo de Carvalho, Sónia Tavares, Ray Charles e Freddie Mercury.
Entrou, juntamente com Vanessa Silva, no programa da TVITua Cara Não Me É Estranha – Duetos”, interpretando Montserrat Caballé & Freddie Mercury, Eros Ramazzotti & Tina Turner e Andrea Bocelli & Céline Dion, entre outros. O dueto Vanessa/FF foi vencedor na final. Em 2014, FF publicou o álbum “Saffra”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...