quarta-feira, 6 de maio de 2015

6 DE MAIO - B. C. FORBES

EFEMÉRIDEB. C. Forbes, de seu verdadeiro nome Bertie Charles Forbes, jornalista e escritor escocês, fundador da revista “Forbes”, morreu em Nova Iorque no dia 6 de Maio de 1954. Nascera em New Deer, Aberdeenshire, no nordeste da Escócia, em 14 de Maio de 1880.
Depois dos estudos na Universidade de Dundee, trabalhou coimo repórter e editorialista no jornal local de Dundee até 1901, ano em que partiu para Joanesburgo, na África do Sul, onde criou o periódico “Rand Daily Mail”.
Em 1902, emigrou para os Estados Unidos, onde foi redactor e jornalista financeiro no “Journal of Commerce”, antes de ingressar como editor – em 1911 – no grupo de imprensa Hearst. Deixou este grupo passados dois anos, para se tornar redactor económico e financeiro do “New York American”, funções que ocupou até 1916.
Fundou o magazine “Forbes” em 1917, ficando como chefe de redacção até à sua morte. Teve como assistentes, durante os últimos anos de vida, os seus dois filhos mais velhos, Bruno e Malcolm. A revista é, ainda hoje, uma conceituada fonte de referência para matérias económico-financeiras. Publica anualmente a lista dos Mais ricos de todo o Mundo.
Em 1942, B. C. Forbes fundou igualmente a Liga dos Investidores.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...