domingo, 31 de maio de 2015

31 DE MAIO - SERGE BRUSSOLO

EFEMÉRIDESerge Brussolo, escritor francês, nasceu em Paris no dia 31 de Maio de 1951. Oriundo de uma família modesta, viveu uma infância difícil e atormentada, principalmente pela loucura de sua mãe. Com uma vocação precoce para a escrita, com doze anos já tentava publicar os seus primeiros trabalhos em revistas de ficção científica. Após completar os estudos de Literatura e Psicologia, ocupou vários empregos, sem nunca deixar todavia de ter em mira uma carreira literária.
O primeiro reconhecimento chegou em 1978, quando conseguiu fazer publicar a sua primeira novela, que viria a receber mesmo, no ano seguinte, o Grande Prémio da Ficção Científica Francesa.
A colecção “Presença do Futuro” publicou seguidamente uma recolha de novelas suas, uma obra muito bem recebida pelo público e que lhe valeu um novo prémio.
Muito prolífico, Serge Brussolo publicou depois uma série de romances na popular colecção “Anticipation” da editora Fleuve Noir e, em 1983, conquistou o Prémio Apollo.
Em 1990, foi iniciada uma colecção com o seu nome nas edições Gérard de Villiers, com dez romances a aparecerem a um ritmo regular de um livro em cada dois meses. A partir de 1992, reorientou-se decididamente para romances policiais e históricos, sendo um dos principais autores da colecção “Le Masque”.
Em 1995, publicou “Conan Lord, carnets secrets d'un cambrioleur”, romance no qual criou um novo personagem, uma espécie de anti-herói, vítima da Segunda Guerra Mundial, que não suportava ver sequer a sua imagem reflectida nos espelhos, riscando-os com um diamante à guisa de assinatura.
Nomeado em 2000 para a direcção literária das edições Le Masque, Serge Brussolo acrescentou à sua vasta paleta de géneros literários a literatura juvenil. As aventuras de Peggy Sue foram traduzidas em cerca de 30 idiomas. Apesar de todo este sucesso, não deixou de escrever para adultos, mas a um ritmo menos acelerado. As edições Vauvenargues iniciaram, em 2004, um vasto trabalho de reedição das suas obras anteriores, com a colecção “Intégrale Brussolo”. Em 2009, o seu livro “Les Emmurés” foi adaptado ao cinema. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...