quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

12 DE FEVEREIRO - CHARLES M. SCHULZ


EFEMÉRIDE - Charles Monroe Schulz, cartoonista e autor de bandas-desenhadas norte-americano, criador da série “Peanuts” e dos personagens Charlie Brown e cachorro Snoopy, morreu em Santa Rosa no dia 12 de Fevereiro de 2000. Nascera em Mineápolis, em 26 de Novembro de 1922.
Iniciou a série de desenhos do Snoopy (“Peanuts”) em Outubro de 1950 e desenhou-os durante quase 50 anos, até se aposentar por doença, em Dezembro de 1999. Faleceu vítima de ataque cardíaco, aos 77 anos. A sua última BD foi publicada dois dias depois - uma tira em que ele se despedia dos seus fãs e dos seus personagens. 
Charles M. Schulz era filho de uma dona-de-casa norueguesa e de um barbeiro alemão, imigrantes nos EUA. Cresceu na cidade de Saint Paul, capital do Minnesota. 
Schulz estudou na escola de instrução primária Richard Gordon de Saint Paul. Dado o seu talento para o desenho, os pais inscreveram-no, em 1940, na Federal School of Art (por correspondência). 
Era um adolescente tímido e solitário, talvez por ser o mais jovem da sua classe na Central High School. Depois da morte da mãe, em Fevereiro de 1943, alistou-se no exército dos Estados Unidos, sendo enviado para o Acampamento Campbell, em Kentucky. Dois anos depois, veio para a Europa lutar na Segunda Guerra Mundial, como líder da esquadra de infantaria da 20ª Divisão Blindada dos Estados Unidos. Depois de deixar o exército, em 1945, começou a trabalhar como professor de Arte na Art Instruction Inc
Os desenhos de Schulz foram publicados pela primeira vez por Robert Ripley, na sua coluna “Ripley’s Believe It or Not!”. As suas primeiras tiras cómicas regulares, “Li’l Folks”, foram publicados entre 1947 e 1949, por “St. Paul Pioneer Press”. Esta vinheta também tinha um cachorro, de aspecto bastante semelhante ao Snoopy. Em 1948, Schulz vendeu a sua história ao “Saturday Evening Post”. 
Em 1949, Schulz juntou-se ao United Features Syndicate, com as suas melhores tiras cómicas de “Li’l Folks”. 
Os seus personagens tiveram grande êxito porque retratavam a vida quotidiana e cada um dos seus personagens escondia uma mensagem atrás de si. Em Junho de 1996, ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Em Novembro de 1999, Schulz sofreu um infarto e, depois, descobriu-se que tinha um cancro, já com metástases. O fim de uma vida recheada de êxitos aproximava-se do fim. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...