terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

4 DE FEVEREIRO - OSSIE DAVIS


EFEMÉRIDE - Ossie Davis, de seu verdadeiro nome Raiford Chatman Davis, actor, dramaturgo, guionista, realizador e produtor de cinema norte-americano. activista dos Direitos Civis americanos, morreu em Miami Beach no dia 4 de Fevereiro de 2005. Nascera em Cogdell, em 18 de Dezembro de 1917. 
Estudou no liceu, situando-se entre os cinco melhores alunos da sua classe e já com interesse pelo teatro. Davis teve que juntar o dinheiro suficiente, antes de tentar entrar na faculdade. Um ano após o liceu, vendo as suas economias em risco, foi para Washington viver com uns tios. Aqui, recebeu uma bolsa para a National Youth Administration e matriculou-se na Universidade de Howard, no Outono de 1935.
Em Howard, Davis arranjou um ambiente para cultivar tanto as suas ideias como os seus talentos. Estando impaciente para tentar a sua sorte num estágio, Davis foi para Nova Iorque. Estreou-se, em 1948, na Broadway, (peça “Jeb”), onde conheceu a sua futura esposa e companheira, a actriz Ruby Dee, tendo-se casado neste mesmo ano. 
Participou em várias produções na Broadway. Em 1961, escreveu e estrelou “Purlie Victorious”, peça muito bem recebida pela crítica. Entrou para o Hall da Fama do Teatro, em 1994. 
Davis escreveu e dirigiu inúmeros filmes, incluindo “Cotton Comes to Harlem” e “Countdown at Kusin” (co-produção da sua esposa), a primeira participação de um norte-americano num filme totalmente rodado na África por profissionais negros. As suas aparições mais recentes foram nos filmes “Dr. Dolittle”, “Get on the Bus” e “I’m not Rappaport”. 
Davis foi um dos principais activistas pelos direitos civis na década de 1960. Ele uniu-se a Martin Luther King, na luta pelo trabalho e pela liberdade. Participou depois, activamente, nos funerais de Luther King e de Malcolm X (1965), sendo também amigo pessoal deste último.
Davis recebeu inúmeras homenagens durante a sua carreira, incluindo: o prémio Hall da Fama, pelo excepcional arquivo artístico (1989); a U.S. Natinonal Medal for the Arts, em 1995; o New York Urban League Frederick Douglas Award; o NAACP Image Award; e o Actor's Guild Lifetime Achievement Award em 2001. 
Teve uma longa e esplêndida carreira, juntamente com a esposa. Juntos, publicaram uma autobiografia, “With Ossie and Ruby: In this life together”. 
Nos anos de 2004 e 2005 (as duas primeiras temporadas), Ossie participou na série “The L Word”. Davis faleceu pouco tempo depois. Foi encontrado morto num quarto de hotel. A causa oficial não foi revelada, mas ele era conhecido por ter sérios problemas cardíacos. Tinha 87 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...