segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

3 DE FEVEREIRO - ÁNGEL LUIS BIENVENIDA


EFEMÉRIDE - Ángel Luis Bienvenida, de seu verdadeiro nome Ángel Luis Mejías Jiménez, toureiro espanhol, morreu em Madrid no dia 3 de Fevereiro de 2007. Nascera em Sevilha, em 2 de Agosto de 1924.
Era membro de uma famosa dinastia ligada ao toureio, fundada por seu pai, Manuel Mejías “El Papa Negro”. A família Bienvenida é uma das mais importantes da história do toureio, tendo sido representada nas arenas por sete dos seus membros, em três gerações. Ángel era conhecido como “El inglés”, dada a sua elegância dentro e fora das arenas. 
Começou a dar os primeiros passos no toureio aos 7 anos de idade. A sua carreira de novilheiro, que viria a ser recheada de êxitos, designadamente em Madrid, teve início em Cuenca, em Agosto de 1939, quando alternou com Angelete. 
A sua estreia com picadores foi em Abril de 1941, em Valladolid, mas só em Julho de 1943 tomou a alternativa em Madrid, dada pelos seus irmãos Pepe e António. 
Em 1947, decidiu retirar-se do toureio, tornando-se empresário, mas - 10 anos mais tarde - teve a oportunidade de dividir o cartel com o seu irmão António. 
Em 1975, recebeu a triste notícia de que o seu irmão e amigo António havia sofrido um acidente, enquanto toureava uma vaca no campo, facto que lhe causaria a morte. 
Em 1984, em San Sebastián de los Reyes, matou o seu último touro, à porta fechada, com um grupo de familiares e amigos.
Faleceu aos 82 anos de idade, vítima de doença prolongada. Sobreviveu-lhe a esposa Carmen e os seus filhos Rafael, Miguel, Carmencita, Álvaro e Luis. Da família directa de “El Papa Negro”, só sobrevive Carmen Pilar, a única mulher de sete irmãos — Manolo, Pepote, Antonio, Rafael, Ángel Luis e Juanito. Todos foram toureiros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...