sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

14 DE FEVEREIRO - VITO GENOVESE


EFEMÉRIDE - Vito Genovese, conhecido por “Don Vito”, gangster mafioso italo-americano, morreu em Springfield no dia 14 de Fevereiro de 1969. Nascera em Tufino, em 21 de Novembro de 1897.
Emigrou para Nova Iorque em 1913. Começou a sua vida “irregular”, nas ruas da c idade, com pequenas escaramuças e zaragatas, antes de se tornar assassino. O mafioso Lucky Luciano tinha necessidade de homens fiáveis e sem medo de nada. Genovese foi recrutado, iniciando a sua carreira mafiosa como adjunto de Luciano. 
Durante a Guerra dos Castellammarese, o grupo pôs-se ao lado de Joe “The Bopss” Masseria, que estava em guerra contra uma outra facção, a de Salvatore Maranzano. Não se vedo saída para o conflito, Luciano conspirou com Maranzano contra Masseria. Genovese participou na liquidação deste último. 
Depois da prisão de Luciano, o homem forte da máfia americana, em 1936, Genovese viu ali uma ocasião para trepar na hierarquia criminosa. Fez uma série de crimes para melhorar o currículo e impor-se. 
Em breve, se tornou líder (padrinho) da família do crime - Genovese. Serviu como mentor para muitos futuros patrões da máfia, incluindo Vincent “The Chin” Gigante e Carlo “Don Carlo” Gambino. 
Acabou por ser preso e foi condenado a 15 anos de prisão por tráfico de drogas, em Abril de 1959. Morreu vítima de ataque cardíaco em Fevereiro de 1969, aos 71 anos, no Centro Médico para presos federais, em Springfield, Missouri, onde cumpria a pena. Faltavam 5 anos para ser libertado. 
Deixou uma viúva, dois filhos e uma família do crime organizado, com o seu nome e actuante até aos dias de hoje. 
Vito Genovese foi incarnado pelo actor Lino Ventura, no filme “Casa Nostra” de Terence Young, em 1972. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...