quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

27 DE FEVEREIRO - ADRIAN SMITH


EFEMÉRIDE - Adrian Frederick Smith, guitarrista inglês mais conhecido por tocar na banda de heavy-metal Iron Maiden, nasceu em Londres no dia 27 de Fevereiro de 1957
É considerado, juntamente com Dave Murray, um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. Integrou-se na banda logo após a saída de Dennis Straton, por indicação do seu amigo Dave Murray. Adrian manteve-se nos Maiden durante 9 anos (1981/1990), saindo no fim da década para tentar outros projectos. Voltou com Bruce Dickinson em 1999, depois de gravar dois álbuns solo do vocalista.  Antes disso, trabalhou noutros projectos, como o ASAP e 0 Psycho Motel. Em 2010, fundou a banda Primal Rock Rebellion
Nascido em Hackney, Smith cresceu em Clapton. Deixou a escola aos 16 anos, depois de completar o ensino secundário e, logo em seguida, começou a tocar guitarra, através de uma sugestão do seu amigo Dave Murray. Teve a sua primeira guitarra comprada a Dave por 5 libras. Os primeiros esboços de banda começaram na cave da sua casa. Adrian formou a sua primeira banda, chamada Evil Ways, junto com Dave Murray. Os shows consistiam geralmente em tocar covers dos Stones, Pink Floyd e Beatles
Cinco anos depois, a banda assinou um contrato com a DJM Records, que rendeu dois singles. Nesta época, a banda havia mudado o seu nome para Urchin. Quando a gravadora começou a investir no Punk, a banda separou-se dela.  O grupo também mudou a sua formação, com a entrada do jovem guitarrista Andy Barnet. A banda Urchin acabou em 1979. 
A sua grande oportunidade surgiu em 1980, quando foi chamado para substituir Dennis Straton nos Iron Maiden, banda à qual pertencia o seu antigo amigo Dave Murray. Em 1982, aconteceu uma das principais mudanças dos Iron Maiden: o vocalista Paul Di’Anno abandonou a banda e foi substituído por Bruce Dickinson, que comandou os Iron Maiden durante a sua melhor fase e se tornaria seu parceiro no futuro. Nesse mesmo ano, lançaram “The Number of the Beast”, um dos maiores clássicos da história do heavy-metal.
Já consagrado pelo público, em 1983, o lançamento de “Piece of Mind” teve grande sucesso. Adrian Smith ainda lançaria, com os Iron Maiden, os bem-sucedidos “Powerslave” (1984), “Live After Death” (1985), que é o primeiro ao vivo oficial, “Somewhere in Time” (1986) e “Seventh Son of a Seventh Son” (1988). Ainda nos Iron Maiden, Adrian lançou, em 1989, o seu primeiro disco a solo, “Silver And Gold”, através do projecto A.S.A.P. (Adrian Smith And Project), no qual participou Andy Barnet (ex-Urchin). No mesmo ano, Adrian Smith anunciou a sua saída da banda. 
Logo após a sua saída dos Iron, Adrian formou os The Untouchables que, mais tarde, passou a chamar-se Psycho Motel. O primeiro disco com a nova banda só apareceu em 1995, com o lançamento de “State of Mind”. O disco foi bastante aclamado pelo público e pela crítica, apesar de ser bem diferente do som dos Iron Maiden
No ano seguinte, Adrian participou no disco a solo de Michael Kiske (ex-Helloween), juntamente com Kai Hansen (Gamma Ray, também ex-Helloween). O disco chama-se “Instant Clarity”. Em 1997, lançou um novo disco do Psycho Motel, “Welcome to the World”. 
No mesmo ano, Adrian Smith voltou definitivamente à ribalta, após ser convidado para ingressar na banda solo de Bruce Dickinson, que também havia saído dos Iron Maiden. Com Bruce Dickinson, Adrian lançou o excelente disco “Accident of Birth”. No ano seguinte, veio o que se tornaria o melhor disco de Bruce Dickinson, “The Chemical Wedding”. A tournée deste disco passou pelo Brasil, onde foi gravado o disco ao vivo de Bruce Dickinson, “Scream For Me Brazil” (1999). Ainda em 1998, foi anunciada a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith aos Iron Maiden, que passaria a contar com três guitarras. 
Durante a sua carreira na banda, Smith foi um guitarrista diferente dos demais, conseguindo inclusivamente ganhar dois prémios de Melhor Guitarrista da Década.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...