domingo, 16 de fevereiro de 2020

16 DE FEVEREIRO - VERA-ELLEN


EFEMÉRIDE - Vera-Ellen Westmeyer Rohe, actriz e dançarina norte-americana, nasceu em Norwood (Ohio) no dia 16 de Fevereiro de 1921. Morreu em Los Angeles, em 30 de Agosto de 1981. 
Foi dançarina em peças na Broadway e em filmes em Hollywood, tendo contracenado com Ray Bolger, Fred Astaire, Gene Kelly, Frank Sinatra, Donald O’Connor e John Brascia, entre outros.
Vera Ellen “hifenizou” o nome durante um espectáculo na Broadway e, foi já assim, que chegou a Hollywood (Vera-Ellen). Trabalhou muito e no duro. Um pouco do que fez e do que podia fazer está registado em fotos e nos filmes em que participou. Foi uma “sereia dos ecrãs”. 
Casada e divorciada duas vezes, teve uma filha do segundo casamento, Victoria Ellen, que morreu aos três meses de vida, vítima da Síndrome da Morte Súbita Infantil. Foi o grande choque da sua vida. 
Em meados dos anos 1970, após escorregar e fracturar o quadril, os exames revelaram que tinha também artrite. Sofreu dores horríveis, mas foi sempre muito realista e positiva: «Não podem esperar que eu faça coisas árduas com o corpo, como fazia antes, sem ter qualquer desgaste ou verter lágrimas… Até as máquinas têm o seu fim».  
Até bem pouco antes de falecer, vítima de cancro, teve “aulas” com Michael Panaieff: «Venho aqui dançar, diariamente, porque faz parte da minha vida. É bom para mim, física, mentalmente e tudo mais». 
Foi (e é ainda) considerada por muitos como a melhor e mais técnica bailarina/dançarina da época de ouro do cinema norte-americano. Participou em catorze filmes (1945/1957). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...