sábado, 15 de fevereiro de 2020

15 DE FEVEREIRO - CHRIS FARLEY


EFEMÉRIDE - Christopher “Chris” Crosby Farley, actor/comediante norte-americano, nasceu em Madison no dia 15 de Fevereiro de 1964. Morreu em Chicago, em 18 de Dezembro de 1997. Estrelou uma série de filmes de comédia de sucesso, na década de 1990, antes de morrer subitamente de ataque cardíaco no seu apartamento, devido a uma overdose de cocaína e morfina. 
Filho de uma, dona-de-casa e do dono de uma empresa de pavimentação, tinha três irmãos e uma irmã. Era uma família tradicional católica de origem irlandesa. Muitos dos seus Verões foram passados num parque de campismo. 
Na sua juventude, ele era o palhaço da turma e, no acampamento de Verão, era muito popular. Chris Farley frequentou a Universidade Marquette, em Wisconsin, e licenciou-se em Comunicação e Teatro. Farley trabalhou brevemente com o pai, mas logo começou a actuar com o grupo Ark Improv Theatre, estudando sob coordenação do lendário director Del Fechar, no Improv Olímpicos Theatre
Chris foi membro do grupo de teatro The Second City de Chicago, no final dos anos 1980, e criou tal fama com as suas travessuras que chamaram a atenção do produtor do programa “Saturday Night Live”, Lorne Michaels. 
Michaels ficou tão impressionado que levou Farley para o elenco do “Saturday Night Live” em 1990. Neste programa, Farley criou personagens diferentes e divertidos. 
Durante o seu período no programa, também fez breves aparições em filmes como “Wayne’s World” e “Coneheads”. Em 1995, deixou o “Saturday Night Live” para prosseguir a sua carreira no cinema. Brilhou nas bilheterias, com filmes como “Tommy Boy” e “Black Sheep”. 
No início de 1997, um declínio da sua saúde foi, várias vezes, referido na imprensa. Estes avisos foram ignorados, no entanto, depois da sua última aparição no “S.N.L.”. A voz rouca, a transpiração contínua e a pele avermelhada foram objecto de discussão pública. Anos antes da sua morte, Farley havia procurado tratamento para a obesidade e abusou de drogas em dezassete ocasiões distintas. 
Um dos seus papéis mais lembrados pelo público, foi o de um Ninja atrapalhado, no filme “Um Ninja da Pesada” de 1997. 
O seu último dia foi uma quinta-feira. Nesse dia, ele esteve em primeiro lugar com uma prostituta chamada Heidi. Ele contratava prostitutas regularmente. Heidi foi contratada para Farley, por um amigo, por 2 000 dólares. Ela juntou-se com Farley, numa festa no Lincoln Park (em Chicago) às 11 horas. Havia drogas ao redor. Mais tarde, naquele dia, Heidi voltou com Farley ao apartamento dele, onde continuaram a fumar crack e heroína. Chris alegou que tinha estado 4 dias sem dormir. Tentaram ter relações sexuais, mas Chris não conseguia.
Em determinado momento, Heidi estava ansiosa para ser paga e Chris garantiu que o seu amigo iria se encarregaria disso. Eles, supostamente, tentaram fazer sexo outra vez, sem sucesso. Finalmente, ela decidiu deixá-lo. Farley estava claramente embriagado e, quando ela estava a sair do apartamento, ele caiu a cerca de 10 metros da porta. Heidi afirmou que podia ouvir que ele estava a ter dificuldade em respirar. Ele disse-lhe «Não me deixes». Minutos depois, ela tirou uma fotografia dele e foi-se embora. 
Um irmão de Chris Farley, John, encontrou-o na tarde do dia seguinte. Chris ainda estava deitado a 10 metros da porta, vestindo calças e camisa. Estava supostamente segurando um boné de beisebol e um rosário. Havia sangue saindo do seu nariz e um líquido branco e espumoso da sua boca. John chamou o “911” (emergência local). Verificaram que Farley já estava morto. Tinha apenas 33 anos de idade!
Em Agosto de 2005, Farley recebeu postumamente uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...