domingo, 2 de fevereiro de 2020

2 DE FEVEREIRO - EDUARDO COUTINHO


EFEMÉRIDE - Eduardo de Oliveira Coutinho, jornalista, guionista, realizador e produtor de cinema brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 2 de Fevereiro de 2014. Nascera em São Paulo, em 11 de Maio de 1933.  É considerado um dos maiores documentaristas da história do cinema do Brasil. 
A sua obra-prima é “Cabra Marcado para Morrer”, que marcou a sua carreira como o principal documentarista do Brasil. Entre outros trabalhos destacados da sua carreira, estão os documentários “Santo Forte”, “Edifício Master”, “Peões”, “Jogo de Cena” e “As Canções”. 
Eduardo Coutinho estudou no Colégio São Luís. Aos 19 anos, ingressou na Universidade de São Paulo para cursar Direito, mas não concluiu a licenciatura. Teve o seu primeiro contacto com o cinema em 1954, num seminário promovido pelo MASP e dirigido por Marcos Marguliès. Também naquele ano, começou a trabalhar como revisor e copidesque na revista “Visão”, função que exerceu até 1957. Dirigiu a peça infantil “Pluft, o Fantasminha”, escrita por Maria Clara Machado. Após ter conquistado um prémio em dinheiro num concurso de televisão, respondendo a perguntas sobre Charles Chaplin, mudou-se para Paris, ainda em 1957, a fim de estudar direcção e montagem de filmes no IDHEC, onde realizou os seus primeiros documentários. 
Regressou ao Brasil em 1960 e ingressou no Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Trabalhou na montagem da peça “Mutirão em Nosso Sol”, apresentada no I Congresso dos Trabalhadores Agrícolas que se realizou em Belo Horizonte, em 1962. 
Ao mesmo tempo, entrou em contacto com nomes do Cinema Novo, como Leon Hirszman e Joaquim Pedro de Andrade, e foi o gerente de produção da longa-metragem “Cinco Vezes Favela”, primeiro filme produzido pelo CPC e um marco do movimento. 
Aceitou o convite para viajar com o UNE Volante para o Nordeste. Nessa viagem, filmou o comício de Elizabeth Teixeira, viúva do líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira, na cidade de Sapé, e esse material originou o argumento da primeira versão do filme “Cabra Marcado para Morrer”. O filme chegou a ter duas semanas de filmagens, mas - com o Golpe Militar de 1964 - parte da equipa foi presa sob a alegação de comunismo e os restantes dispersaram-se, interrompendo a realização do filme durante quase duas décadas.
Ainda na década de 1960, Coutinho constituiu, com Leon Hirszman e Marcos Faria, a produtora Saga Filmes, sendo guionista de vários filmes.
No início da década de 1970, voltou ao jornalismo, como modo de ganhar a vida e actuou como revisor e crítico de cinema, no “Jornal do Brasil”. Paralelamente, manteve-se no cinema, embora este não fosse o seu principal meio de sobrevivência. Dirigiu uma adaptação de Shakespeare para o cangaço brasileiro, em que o personagem Falstaff se tornou o Faustão (1971). Também continuou a assinar guiões de produções nacionais, como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de Bruno Barreto (1976). 
Em 1975, aceitou um convite para integrar a equipa do programa “Globo Repórter”, da Rede Globo, atraído não só pela estabilidade financeira que a televisão oferecia naquele tempo, mas também pela oportunidade de trabalhar a linguagem documental com maior liberdade editorial, visto que o país ainda vivia sob censura do governo militar. Com programas rodados em 16 mm, acabou por desenvolver a sua vocação de documentarista em filmes para a TV.
Em 1981, reencontrou os negativos de “Cabra Marcado para Morrer”, que haviam sido escondidos da polícia por um membro da equipa, e resolveu retomar o projecto. Decidiu, então, mudar a concepção original de filme de ficção para um documentário sobre a interrupção das suas filmagens e sobre a vida real das pessoas que seriam os actores da longa-metragem. Graças à estabilidade financeira conseguida com o “Globo Repórter”, pôde financiar o filme com os seus próprios recursos e, durante três anos, aproveitou as viagens de trabalho ao Nordeste para localizar os actores da versão de 1964 e gravar entrevistas com os mesmos. O filme foi finalizado e lançado em 1984, sendo vencedor de 12 prémios em festivais internacionais, entre os quais, o Prémio da Crítica Internacional do Festival de Berlim e Melhor Filme no Festival du Réel
Após o sucesso de “Cabra marcado para morrer”, Coutinho pediu a demissão do “Globo Repórter”, para se dedicar exclusivamente ao cinema. Ao longo dos 15 anos seguintes, teve muitas dificuldades para sobreviver apenas de cinema, tendo assim dirigido ou escrito guiões de vídeos institucionais. Dirigiu para o CECIP - Centro de Criação da Imagem Popular (com temas ligados a cidadania e educação) e escreveu guiões para séries documentais da Rede Manchete (como “90 Anos de Cinema Brasileiro” e “Caminhos da Sobrevivência”, este último sobre a poluição em São Paulo). 
Com as dificuldades de financiamento impostas à produção cinematográfica, ao longo daquele período, Coutinho realizou documentários de curta ou média-metragem, de pouca repercussão. Ainda realizou, em 1994, “Os Romeiros de Padre Cícero”, documentário financiado pela TV alemã ZDF Arte.
Em 1997, teve a ideia de fazer um filme sobre religião e pediu ajuda a José Carlo Avellar, então director-presidente da RioFilme, para financiar o documentário. Com custo de 300 mil reais, quase dois anos de trabalho e produção do Centro de Criação da Imagem Popular, Coutinho lançou “Santo Forte” em 1999. 
A partir dali a sua carreira renasceu mais uma vez e passou a trabalhar com colaboradores regularmente, conseguindo manter uma produção constante de filmes, graças à parceria com a produtora VideoFilmes, do também documentarista João Moreira Salles, que desenvolveu com ele fortes laços de amizade, ajudando-o a viabilizar e envolvendo-se na elaboração dos seus sete documentários seguintes, realizados entre 2000 e 2011. 
Durante estes onze anos, foi premiado numerosas vezes. Em 2013, ao completar 80 anos de idade, foi homenageado na Festa Literária Internacional de Paraty e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Em Fevereiro de 2014, estava a finalizar um documentário, no qual entrevistava adolescentes da rede pública escolar do Rio de Janeiro. Foi morto à facada, no seu apartamento, pelo próprio filho, que sofria de esquizofrenia. No mesmo ano do seu falecimento, foi homenageado na cerimónia de entrega dos Oscars

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...