terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

25 DE FEVEREIRO - JOÃO PEREIRA


EFEMÉRIDE - João Pedro da Silva Pereira, futebolista português, nasceu em Lisboa no dia 25 de Fevereiro de 1984. Joga actualmente pelo Trabzonspor Kulübü, na Turquia. 
Cresceu no problemático bairro Casal Ventoso, mas conseguiu escolher o caminho do futebol como forma de ganhar a vida. Talentoso e dono de uma extraordinária técnica individual, destaca-se pela capacidade de driblar adversários e de cruzar milimetricamente para a zona de finalização.
Oriundo das escolas de formação do SL e Benfica, é internacional AA por Portugal.
Normalmente, alinha do lado direito, como defesa, embora - em rasgos de fúria - tome conta da lateral direita para imprimir a sua velocidade e assim ajudar a equipa no ataque. É conhecido pela sua extrema rebeldia em campo, jogando com amor à camisola e lutando para a vitória do colectivo com todas as suas forças. 
O treinador José António Camacho chamou-o à equipa principal do Benfica, tendo vindo a marcar dois golos contra o FC Paços de Ferreira
Na temporada de 2004/05, marcou um golo ao SC Beira-Mar, que veio a ajudar o Benfica a passar para a eliminatória seguinte da Taça de Portugal
Na época de 2006/07, actuou no Gil Vicente FC e, em 2007/09, pelo SC Braga.  No mercado de Inverno de 2009/10, foi contratado pelo Sporting CP. No Verão de 2012, assinou pelo Valência FC por 3 épocas, por cerca de 4 milhões de euros.
No fim do mercado de Inverno de 2015, assina contrato com o clube alemão Hannover 96. Em Julho de 2015, regressou ao clube que o catapultou para o futebol internacional, o Sporting. No mercado de Inverno de 2017, foi anunciado como reforço do Trabzonspor, por um milhão e meio de euros, contrato depois prolongado até 2020. 
Depois de presença assídua e frequente (28 vezes) na Selecção Sub-21 de Portugal, João Pereira foi convocado por Paulo Bento, em Outubro de 2010, para representar a Selecção AA num duplo embate frente à Dinamarca e à Islândia, sendo depois titular.  Jogou pela Selecção de Portugal, no Europeu de 2012. Tem 40 internacionalizações. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...