quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

6 DE FEVEREIRO - ANTONI TÀPIES


EFEMÉRIDE - Antoni Tàpies i Puig, lº marquês de Tàpies, pintor, escultor, ensaísta e teórico de arte espanhol, de expressão catalã, considerado como um dos mais importantes artistas do século XX, morreu em Barcelona no dia 6 de Fevereiro de 2012. Nascera na mesma cidade em 13 de Dezembro de 1923. 
O pai era advogado e a mãe era filha de uma família de políticos catalães. A profissão do pai e as relações políticas do lado da mãe proporcionaram-lhe um ambiente liberal durante a infância. 
Em 1942, devido a uma doença pulmonar, passou algum tempo a convalescer num sanatório em Puig d’Olena. Durante este período, dedicou-se a copiar obras de artistas como Pablo Picasso ou Vincent Van Gogh. Leu Nietzsche, Dostoievski e filosofia oriental, nomeadamente o Budismo Zen. Ao mesmo tempo, ouvia a música do romantismo e Richard Wagner. Estudou Direito na Universidade de Barcelona
Ao mesmo tempo que estudava Direito, Tàpies dedicava parte do seu tempo à pintura e a colagens, de conteúdo existencialista e surrealista, influenciado por filósofos como Jean-Paul Sartre e Martin Heidegger. 
Em 1945, abandonou os estudos e, no ano seguinte, instalou-se no seu estúdio em Barcelona. Os anos que se seguiram foram de contacto com diferentes artistas e intelectuais, e de crescente reconhecimento da sua obra. 
Em 1953, casou-se com Teresa Barba, situação que o fará abandonar a sua vertente surrealista, adoptando a corrente do informalismo europeu.
Simpatizante da causa catalã (expressa nalgumas pinturas, como “O Espírito Catalão”, de 1971), apoiou alguns movimentos de protesto ao franquismo, que o levaram à prisão por breves períodos, no final dos anos 1960, princípios de 1970.
 Os anos 1970 foram de prestígio internacional. A obra de Tàpies foi exposta em todo o mundo, nos principais museus de arte moderna. Doutorado por diversas vezes Honoris Causa, recebeu inúmeros prémios, dos quais se destacam a Medalha de Ouro da Generalidade da Catalunha (1983) e o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes (1990). 
Em 1990, foi inaugurada a Fundação Antoni Tàpies, instituição fundada pelo próprio para estudar, conservar e divulgar a arte contemporânea.
De salientar ainda que: em 1979, foi eleito membro da Academia de Artes de Berlim; era oficial da Ordem francesa das Artes e das Letras (1983) e comendador em 1988; e, em Abril de 2010, foi elevado a Marquês de Tàpies, pelo rei de Espanha «pelo seu grande contributo para as artes plásticas espanholas e mundiais». Os correios franceses homenagearam-no igualmente com a emissão de um selo em 1992.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...