quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

19 DE FEVEREIRO - LEE MARVIN


EFEMÉRIDE - Lamont Waltman “LeeMarvin, actor norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 19 de Fevereiro de 1924. Morreu em Tucson, em 29 de Agosto de 1987.
Alistou-se nos Marines (Fuzileiros Navais) em 1943, tendo servido no Pacífico Sul, onde foi ferido com gravidade. 
Estreou-se como actor teatral off-Broadway, no final da década de 1940, na peça “Roadside”. No cinema, a sua estreia deu-se em 1951, com “You’re in the Navy, now”. 
Em “Os Corruptos”, de 1953, protagonizou uma sequência que marcou a época, quando o seu personagem projectou café a ferver na personagem da actriz Gloria Grahame, desfigurando-lhe o rosto. 
Ao interpretar personagens militares, e foram vários, Lee valia-se da sua experiência na Segunda Guerra Mundial, onde foi ferido na coluna e ficou hospitalizado durante vários meses. 
Começou a ganhar papéis de maior destaque, com o sucesso obtido pelos westerns que fez com John Wayne, no início da década de 1960, “O Homem Que Matou O Facínora” e “Comancheros”. O seu último papel foi o de um militar, o coronel norte-americano Nick Alexander, no filme “Comando Delta” (“The Delta Force” - 1986), onde contracenou com Chuck Norris. 
Recebeu das mãos de Julie Andrews, o Oscar de Melhor Actor em 1965, por “Dívida de Sangue”, que fez ao lado de Jane Fonda. Neste filme, desempenhou duplo papel: o do pistoleiro bom, eternamente bêbado e que ajudava a personagem de Jane Fonda, e o pistoleiro mau. 
Faleceu aos 63 anos, vitimado por um ataque cardíaco. Estava no terceiro casamento. Encontra-se sepultado no Cemitério Nacional de Arlington.
Em 2000, treze anos depois do seu desaparecimento, John Boorman (com a ajuda da última esposa do actor) realizou um comovente documentário com o título “Lee Marvin, o retrato”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...