quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

20 DE FEVEREIRO - JENNIFER O'NEILL


EFEMÉRIDE - Jennifer O'Neill, actriz brasileira radicada nos Estados Unidos, nasceu no Rio de Janeiro em 20 de Fevereiro de 1948.
A mãe era inglesa e o pai era um brasileiro de ascendência espanhola e irlandesa. Iniciou-se na carreira de modelo aos quinze anos, em Nova Iorque.
O seu primeiro filme foi “For Love of Ivy”, em 1968. Apesar do pequeno papel, ela atraiu a atenção do realizador Howard Hawks, que a contratou para estrelar “Rio Lobo”, em 1970, onde contracenou com John Wayne. 
Em 1971, actuou em “Summer of ‘42”, filme que a tornou popular nos Estados Unidos. Depois desse filme, porém, raramente recebeu convites para um grande papel. Fez “Lady Ice” em 1973 e “Scanners” em 1981. Em 1976, passou algum tempo na Europa, onde trabalhou com o realizador italiano Luchino Visconti, no seu último filme “L’Innocente”. 
Jennifer fez sucesso em filmes para a televisão, incluindo actuações em “Love’s Savage Fury” e em “Bare Essence”. 
Casou nove vezes e tem três filhos. Actualmente, vive numa fazenda em Nashville. Escreveu vários livros, entre eles, o primeiro, foi a sua autobiografia, “Surviving Myself”. Participa regularmente em campanhas humanitárias diversas.
Durante a sua carreira, integrou o elenco de 29 filmes (1968/2016) e de 20 trabalhos para televisão (1979/2000). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...