quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

5 DE FEVEREIRO - DAISY e VIOLET HILTON


EFEMÉRIDE - Daisy e Violet Hilton, gémeas siamesas britânicas, nasceram em Brighton no dia 5 de Fevereiro de 1908. Morreram em Charlotte, Estados Unidos, em 4 de Janeiro de 1969.
A mãe era Kate Skinner, uma empregada de bar, solteira. As irmãs nasceram unidas pelos quadris e nádegas. Compartilhavam a circulação sanguínea e estavam ligadas na pelve, mas não partilhavam órgãos importantes. A parteira, Mary Hilton, que ajudou no parto, aparentemente viu perspectivas comerciais nas duas e, assim, “comprou” as meninas à mãe. No primeiro momento, as duas ficaram no pub Queen's Headm, em Brighton, todavia - mais tarde - foram mudadas para um snack-bar chamado Evening Star
De acordo com a autobiografia das irmãs, Mary Hilton, com o marido e a filha, mantinham as gémeas sob estrito controlo, com abusos físicos, e tinham de chamá-la “Tia Lou” e “Sir” ao marido. 
Eles treinavam as meninas para cantar e dançar. Um relato médico sobre o nascimento e uma descrição das gémeas foram feitas no British Medical Journal, pelo Dr. James Augustus Rooth, médico responsável no momento do parto. Ele relatou que, posteriormente, a Sussex Medico-Chiurgical Society considerou a possibilidade de uma separação, mas decidiu por unanimidade contra uma intervenção, pois acreditava-se que a operação certamente levaria à morte de pelo menos uma das siamesas. Ele observou que estas gémeas siamesas foram as primeiras a nascer no Reino Unido e a sobreviver por mais de algumas semanas. 
As irmãs Hilton viajaram em tournée, primeiramente na Grã-Bretanha com a idade de três anos, apresentadas como “The United Twins”. Mary Hilton levou-as depois pela Alemanha, Austrália e Estados Unidos. Apresentando-se à maneira dos sideshows, a apresentação das duas era acompanhada de uma “história” imaginativa. Os seus controladores guardavam todo o dinheiro que as irmãs ganhavam. Em 1926, o actor Bob Hope formou um show chamado “Dancemedians” com as irmãs Hilton, onde ocorriam números de sapateado. 
Quando Mary morreu em Birmingham, Alabama, a filha e o marido assumiram o empresariado das gémeas. Eles mantiveram-nas aos olhos do público, durante um tempo, em que as duas eram treinadas na música de Jazz.
Viveram numa mansão em San Antonio, Texas, até 1930. Em 1931, as irmãs resolveram processar os seus empresários, ganhando a quebra do contrato e mais 100 000 dólares de indemnização. Elas abandonaram os sideshows e participaram em espectáculos de vaudeville, como “The Hilton Sisters’ Revue”. 
Daisy pintou o cabelo de loiro e começaram a usar roupas diferentes para que pudessem ser distinguidas. Tiveram diversos relacionamentos, tentativas fracassadas de obter uma licença para casar e algumas relações malfadadas.
Em 1932, apareceram como elas mesmas no filme “Freaks”. Em 1951, estrelaram “Chained for Life”, um filme vagamente baseado nas suas vidas. 
A última aparição das Hilton foi em 1961, num Cinema drive-in em Charlotte, Carolina do Norte. O organizador desta tournée tinha-as abandonado ali e sem dinheiro para pagar o transporte. Elas foram forçadas a aceitar um emprego num supermercado nas proximidades. 
Em 4 de Janeiro de 1969, depois de faltarem ao trabalho, o seu chefe chamou a polícia. As gémeas foram encontradas mortas em casa, vítimas da Gripe de Hong Kong. De acordo com uma investigação forense, Daisy morrera primeiro; Violet morreu entre dois e quatro dias depois. Foram sepultadas no Forest Lawn West Cemetery.
Em 1989, um musical baseado nas gémeas, “Twenty Fingers Twenty Toes”, foi estreou no Teatro WPA e realizou 35 apresentações. Em 1997, outro musical da Broadway, vagamente baseado na vida das irmãs, “Side Show”, recebeu quatro nomeações para os Tony Awards.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...