quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

26 DE FEVEREIRO - LEILA LOPES


EFEMÉRIDE - Leila Luliana da Costa Vieira Lopes Umenyiora, rainha de beleza angolana, nasceu em Benguela no dia 26 de Fevereiro de 1986. Foi eleita e coroada como Miss Angola 2011 em Luanda, em Dezembro de 2010. Em Setembro de 2011, foi coroada Miss Universo 2011 na cidade de São Paulo, Brasil. 
Estava a estudar Gestão de negócios, frequentando o segundo ano na University Campus Suffolk, em Ipswich, tendo interrompido temporariamente os estudos até terminar os seus compromissos como Miss Angola/Universo, devido ao facto de a universidade não aceitar que efectuasse somente os testes ou pudesse estudar pela Internet
Leila Lopes, que tem 1,79 m de altura, competiu como uma das 21 finalistas do concurso de beleza do seu país, onde ganhou o prémio de Miss Fotogenia e o título de Miss Angola 2011. Em 12 de Setembro de 2011, foi eleita Miss Universo 2011 na cidade de São Paulo, Brasil, recebendo a coroa e a faixa da mexicana Ximena Navarrete, Miss Universo 2010
Cumprindo as suas obrigações de Miss Universo, em Outubro de 2011, Leila viajou até países como Singapura e Indonésia, onde participou na coroação da Miss Indonésia 2011 e, em Novembro, fez uma visita triunfal ao seu país natal, onde desfilou pelas ruas, entre o povo, sendo recebida pelo presidente José Eduardo dos Santos e se reuniu com a família. Em relação ao título e ao seu país, declarou: «Ser Miss Universo é muito mais do que uma coroa e uma faixa. Para mim, é um orgulho e um compromisso pessoal de servir o meu país e todas as mulheres, como embaixadora no Mundo».
Em Fevereiro de 2012, Leila visitou a África do Sul, onde contactou e prestou solidariedade à instituição de caridade e amparo a crianças carecidas Thuthuzela Orphanage, mantida pela Miss África do Sul 2011, Melinda Bam. Na República Dominicana, em Abril, visitou a Operation Smile, uma instituição norte-americana sem fins lucrativos dedicada a tratar de crianças pobres com malformações congénitas e participou na coroação da Miss República Dominicana 2012, Carola Durán, pouco depois destronada por confessar já ter sido casada. 
Em Junho de 2012, Leila esteve no Rio de Janeiro, participando na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, na qualidade de embaixadora da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). Ainda no Brasil, visitou o estado do Ceará, no nordeste do país, para conhecer as regiões atingidas pela seca.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...