terça-feira, 10 de novembro de 2020

10 DE NOVEMBRO - JOSÉ HERNÁNDEZ

EFEMÉRIDE - José Hernández, poeta, político e jornalista argentino, nasceu em General San Martín, província de Buenos Aires, no dia 10 de Novembro de 1834. Morreu em Belgrano, em 21 de Outubro de 1886. Foi o autor da obra “Martín Fierro”, considerado o livro pátrio da Argentina.

Viveu os seus primeiros anos de vida no bairro de Pueyrredón, que deixou em 1840, porque a família teve de se deslocar para o interior da província, por razões de trabalho.

Interessou-se muito pelos estudos, quando iniciou a escola primária. Foi, porém, obrigado a deixar os estudos por causa de uma doença repentina, tendo de viver no campo, para procurar a recuperação. Por este motivo, aprendeu tudo o que sabia por conta própria. Observador atento da arte de criação do gado, dirigida pelo padre e exercida pelos gaúchos, participou ajudando nessas tarefas. Como era ainda muito jovem, teve contacto com o estilo de vida, a língua e os códigos de honra dos gaúchos.

Hernández era autodidacta e, por meio de numerosas leituras, adquiriu firmes ideias políticas. Entre 1852 e 1872, época de grande agitação política, defendia a ideia de que as províncias não deveriam permanecer ligadas às autoridades centrais estabelecidas em Buenos Aires.

Participou numa das rebeliões federais, mais especificamente a primeira, encabeçada por Ricardo López Jordán, também chamada Revolução Jordanista, que terminou em 1871, com a derrota dos gaúchos e o exílio de Hernández no Brasil.

Quando voltou para à Argentina, em 1872, continuou a sua luta, utilizando a imprensa como meio de avançar com as suas ideias. Também desempenhou a função de deputado e senador da província de Buenos Aires. Como senador, defendeu a federalização de Buenos Aires por meio de um memorável discurso, opondo-se a Leandro Alem.

Entretanto, foi através da poesia que conseguiu eco para as suas propostas e a mais valiosa contribuição para a causa dos gaúchos. “El gaucho Martín Fierro” (1872) e a sua continuação, “La vuelta de Martín Fierro” (1876), juntas, formam um poema épico popular. É considerada, geralmente, a principal obra da literatura argentina.

No ano de 2007, quando acontecia a Feira do Livro de Buenos Aires, o Museu do Desenho e da Ilustração apresentou a sua mostra “Martín Fierro : Contrapunto y algo más”, na qual se apreciava a visão dos ilustradores sobre os feitos relatados por José Hernández. Nessa mostra, foram expostos originais feitos para as diferentes edições de “Martín Fierro”. Exibiram-se obras de mais de 20 artistas.

Hernández faleceu vítima de problema cardíaco. Os seus restos mortais estão no Cemitério da Recoleta, em, Buenos Aires.

No dia 10 de Novembro, celebra-se, em sua homenagem, o Dia da Tradição na Argentina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...