quinta-feira, 26 de novembro de 2020

26 DE NOVEMBRO - HERMAN GORTER

EFEMÉRIDE - Herman Gorter, poeta e militante político neerlandês, nasceu em Wormerveer no dia 26 de Novembro de 1864. Morreu em Bruxelas, em15 de Setembro de 1927.  Foi o membro destacado dos Tachtigers, um influente grupo de escritores neerlandeses que trabalharam conjuntamente em Amesterdão, na década de 1880, no jornal literário “De Nieuwe Gids” (“O Novo Guia”).

O primeiro livro de Gorter continha um longo poema épico de quatro mil versos intitulado “Mei” (“Maio”), que marcou a sua reputação de grande escritor, desde a sua publicação em 1889 e é hoje considerado como a obra fundamental da literatura impressionista holandesa. Em 1890, publicou uma segunda obra, intitulada “Verzen” (“Versos”), que contém uma série de pequenos poemas líricos e que também foi considerada uma obra essencial.

Como o resto dos Tachtigers, Gorter mantinha um grande interesse pela política de esquerda, tornando-se o membro mais politicamente comprometido do grupo, através dos seus escritos sobre a teoria socialista.

Em 1897, aderiu ao Partido Social-Democrata dos Trabalhadores (SDAP) e, em 1909, participou na cisão do SDAP, que deu origem ao Partido Social-Democrata (SDP) neerlandês.

Em 1912, escreveu um novo poema épico intitulado “Pan”, que descrevia como, depois da Primeira Guerra Mundial, teria lugar uma revolução socialista global. Em 1917, recebeu a Revolução Russa como o início daquela revolução socialista global. Rapidamente, porém, se revelou como opositor às práticas de Lenine.

Em 1919, Gorter abandonou o SPD que, desde 1918, tinha mudado o seu nome para Partido Comunista dos Países-Baixos (CPN) e viajou para a Alemanha. Ali, integrou-se no Partido Comunista da Alemanha (KPD) até 1920, quando dirigiu uma cisão de 50 000 militantes que se opunham ao centralismo democrático aplicado na União Soviética por Lenine e que imediatamente fundaram o Partido Comunista Operário da Alemanha (KAPD). Quando o KAPD sofreu a sua cisão interna, entre o grupo de Berlim e o de Essen, Gorter aderiu a este último, juntamente com líderes destacados como Arthur Goldstein, Bernhard Reichenbach e Karl Schröder, e liderou a integração da facção de Essen na Internacional Comunista Operária.

Herman Gorter faleceu aos 62 anos, sendo consensual que, além de grande poeta, desempenhou um papel importante nos primeiros anos do movimento comunista, nos Países-Baixos e na Alemanha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...