quarta-feira, 11 de novembro de 2020

11 DE NOVEMBRO - SILVA PORTO

EFEMÉRIDE - António Carvalho da Silva, pintor português que mais tarde adoptaria para apelido o nome da sua cidade natal, ficando conhecido por Silva Porto, nasceu no Porto em 11 de Novembro de 1850. Morreu em Lisboa no dia 1 de Junho de 1893.

Era filho de um latoeiro e cinzelador e de uma bordadeira premiada pela Associação Industrial do Porto.   

Em 1865, aos 15 anos, matriculou-se na Academia Portuense de Belas Artes, instituição onde frequentou vários cursos, sempre com excelente aproveitamento (obteve dezoito valores em Escultura e Pintura Histórica e vinte em Arquitectura) e foi discípulo dos pintores João Correia e Tadeu de Almeida Furtado. Em 1869, participou na X Exposição Trienal da Academia Portuense de Belas Artes.

Estagiou em Paris (1876/1877) e em Itália (1879). Em 1879, regressou a Portugal. Aureolado de prestígio, foi convidado para ensinar na Academia de Lisboa, como mestre de Paisagem.

Em 1880, realizou uma exposição de quadros paisagísticos inundados de luz, tendo o rei D. Fernando adquirido o quadro “Charneca de Belas”. Fez parte do chamado Grupo do Leão, juntamente com António Ramalho, João Vaz, José Malhoa, Cesário Verde, Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro. Entre outros galardões, recebeu a medalha de ouro da Exposição Industrial Portuguesa de 1884 e a primeira medalha do Grémio Artístico.

A sua pintura, cheia de luz e cor, é sobretudo inspirada na própria Natureza. É tido como um dos fundadores do naturalismo em Portugal. Encontra-se largamente representado no Museu do Chiado, em Lisboa, e no Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto.

Existe uma rua em sua honra, com o seu nome, na freguesia de Paranhos, no Porto, e o Parque Silva Porto na freguesia de Benfica, em Lisboa.

Faleceu aos 42 anos, vítima de tiflite, estrando sepultado no Alto de São João. Era casado com Adelaide Torres Pereira (1863/1914), tendo deixado três filhos menores.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...