quinta-feira, 19 de novembro de 2020

19 DE NOVEMBRO - EILEEN COLLINS

EFEMÉRIDE - Eileen Marie Collins, ex-astronauta e coronel da Força Aérea dos Estados Unidos, veterana de quatro missões espaciais e a primeira mulher a ser piloto e comandante de um ónibus espacial, nasceu em Elmira no dia 19 de Novembro de 1956.

Eileen graduou-se na Universidade de Syracuse em 1978, entrando para o curso de treinamento de pilotos da força aérea no ano seguinte, tornando-se instrutora de voo até 1982, nos aviões T-38 usados pela NASA. Nos três anos seguintes, foi comandante e piloto dos gigantescos aviões cargueiros C-141 Starlifter, com o qual participou na invasão da ilha de Granada em 1983, no governo de Ronald Reagan, ajudando a retirar da ilha estudantes americanos de medicina e suas famílias.

Após um mestrado na Universidade de Stanford em 1986, passou o resto da década ensinando matemática e sendo instrutora de voo na Academia da Força Aérea, até ser seleccionada para o programa de treinamento de astronautas da NASA em 1990, acumulando mais de seis mil horas de voo em trinta tipos diferentes de aeronaves.

O primeiro voo ao espaço de Eileen Collins foi em 1995, como piloto da nave Discovery, missão STS-63, e fez uma acoplagem em órbita com a estação russa Mir. Collins realizou esta viagem grávida de dois meses, o que era desconhecido tanto dela como da NASA. Após o conhecimento do facto, a NASA passou a exigir testes de gravidez a todas as suas astronautas antes de serem designadas para uma missão espacial. Dois anos depois, ela foi novamente ao espaço como piloto da missão STS-84, na nave Atlantis.

Em Julho de 1999, tornou-se a primeira mulher a comandar um ónibus espacial, subindo ao espaço a bordo do Columbia, para colocar em órbita o Observatório de raios-X Chandra. Esta foi a penúltima missão completa da nave Columbia, que se desintegraria na reentrada da atmosfera três anos e meio depois, matando todos os seus ocupantes.

A sua quarta e última viagem espacial deu-se entre Julho e Agosto de 2005, no regresso ao espaço da flotilha de ónibus espaciais após o desastre da Columbia, quando comandou a missão STS-114 da nave Discovery, que testou melhoramentos no sistema de segurança do ónibus espacial e reabasteceu as equipas a bordo da Estação Espacial Internacional. Nesta missão, Collins tornou-se a primeira astronauta a fazer o ónibus espacial realizar um giro de 360 graus no espaço sobre si mesmo, manobra necessária para que o pessoal a bordo da ISS pudesse fotografar toda a parte inferior da Discovery, certificando-se de que não havia nenhum dano capaz de causar problemas durante a próxima reentrada na atmosfera.

Condecorada com a Legião de Honra pelo governo da França e com a Medalha Expedicionária das Forças Armadas pelos seus serviços como piloto de transporte durante a invasão de Granada, Collins aposentou-se da NASA em Maio de 2006, para trabalhar na iniciativa privada e passar mais tempo ao lado da família, o marido - também piloto, com quem está casada desde 1988 - e um casal de filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...