sexta-feira, 6 de novembro de 2020

6 DE NOVEMBRO - JACQUES CHARRIER

EFEMÉRIDE - Jacques Charrier, actor e produtor de cinema, comediante teatral, pintor e ceramista francês, nasceu em Metz no dia 6 de Novembro de 1936. Esteve casado com a actriz z Brigitte Bardot, entre 1959 e 1962.

Filho de um militar, teve seis irmãos. Começou a demonstrar o seu interesse pelas artes com 17 anos, ao estudar Cerâmica na Escola de Belas Artes de Estrasburgo. Em 1956, um professor do Conservatório de Montpellier ofereceu-lhe um papel num filme local, e o sucesso de Jacques fez com que ele fosse a Paris, para tentar uma carreira no cinema, com apenas 20 anos.

Entre 1957 e 1959, fez pequenos papéis no teatro, até conhecer Brigitte Bardot, que impôs o seu nome ao realizador Christian-Jacque, no filme “Babette Vai à Guerra”. Durante as filmagens, os dois apaixonaram-se, ele com 23 anos e Bardot com 25, e casaram em Junho de 1959, uma união que teve grande cobertura mediática internacional.

Com a dedicação exclusiva de Bardot à carreira, sem que ele conseguisse o mesmo sucesso, o casamento terminou no fim de 1962 e Jacques obteve a guarda do filho de ambos, nascido em 1960, que passou a ser criado pela sua família. Em 1969, fundou uma pequena empresa destinada a produzir filmes de pequeno orçamento, mas o fracasso da iniciativa fez com que abandonasse o mundo do cinema em 1970, aos 34 anos de idade.

Jacques passou e dedicar-se à pintura e à cerâmica, a partir dos anos 1980, e tem feito exposições das suas obras em França, nos últimos anos. Em 1997 publicou um livro, “Ma réponse à Brigitte Bardot”, numa tentativa de dar a sua versão dos factos narrados no livro de memórias da actriz, “Initiales BB”, contra quem ele moveu um processo bem-sucedido de perdas e danos pela violação da sua vida privada com ela.

Com a sua segunda esposa, France Louis-Dreyfus, teve duas filhas. Em 1995, teve mais uma filha, com a sua terceira esposa, Linda. Casou-se depois com uma fotojornalista. Jacques Charrier completa hoje 84 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...