segunda-feira, 9 de novembro de 2020

9 DE NOVEMBRO - BASIL DAVIDSON

EFEMÉRIDE - Basil Risbridger Davidson, jornalista, sociólogo, escritor, historiador e africanista britânico, especialista no período colonial dos países africanos de língua oficial portuguesa, nasceu em Bristol no dia 9 de Novembro de 1914. Morreu em Londres, em 9 de Julho de 2010.

Os temas centrais da sua obra são o colonialismo, o surgimento dos movimentos africanos de emancipação e os dilemas actuais do continente africano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a coberto da sua actividade profissional de jornalista do “The Economist”, Basil Davidson trabalhou para os serviços secretos britânicos em Paris, Budapeste, Belgrado e Cairo. Depois da guerra, foi correspondente em Paris das publicações “The Times”, “Daily Herald”, “New Statesman” e “The Daily Mirror”.

A partir de 1951, começou a tornar-se uma reconhecida autoridade em história africana, tema ainda pouco explorado na década de 1950. Os seus estudos destacam as realizações da África pré-colonial, os efeitos desastrosos do tráfico transatlântico de escravos, a partilha de África e o legado da colonização europeia.

Um dos melhores conhecedores de África, Davidson foi o único repórter que, durante a guerra colonial portuguesa, visitou as regiões libertadas da Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, conduzido pela mão de Amílcar Cabral, Agostinho Neto e Eduardo Mondlane.

Basil Davidson foi Honorary Fellow da School of Oriental and African Studies de Londres.

Em 1960, Basil Davidson foi premiado pelo seu livro” The Lost Cities of Africa” com o Anisfield-Wolf Award. Em 1970, o imperador Hailé Selassié condecorou-o com uma medalha de ouro pelo seu trabalho em prol da história africana. Foi, também, agraciado pela Open University da Grã-Bretanha em 1980 e pela Universidade de Edimburgo em 1981. Pela sua série televisiva “Africa” recebeu o Gold Award, no Festival Internacional de Cinema e Televisão de Nova Iorque em 1984.

Basil Davidson foi condecorado pelo presidente português Jorge Sampaio, em 2002, como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. No ano seguinte, foi a vez do presidente da Cabo Verde, Pedro Pires, o agraciar com o Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...