segunda-feira, 16 de novembro de 2020

16 DE NOVEMBRO - JÓNAS HALLGRÍMSSON

EFEMÉRIDE - Jónas Hallgrímsson, poeta, ensaísta, jornalista, advogado, tradutor e naturalista islandês, nasceu em Öxnadalur no dia 16 de Novembro de 1807. Morreu em Copenhaga, em 26 de Maio de 1845.  

Foi um dos fundadores do periódico islandês “Fjölnir”, publicado pela primeira vez em Copenhaga, em 1835. O periódico foi usado por Jónas e seus companheiros para promover o nacionalismo islandês, na esperança de dar impulso ao movimento de independência da Islândia. Jónas continua a ser um dos poetas mais amados da Islândia, tendo escrito alguns dos poemas islandeses mais conhecidos sobre a Islândia e o seu povo.

Jónas nasceu no norte da Islândia, sendo filho de um curandeiro e o terceiro de   quatro irmãos.  Em 1816, o pai afogou-se num lago e Jónas foi viver com uma tia. Em 1821, voltou para a casa natal, antes de ir estudar numa escola em Skagafjörður. Esteve lá dois anos e ganhou uma bolsa para frequentar a escola de Bessastadir, durante mais seis anos.

Depois de passar os exames finais em 1829, mudou-se para Reykjavík e foi contratado por um xerife como balconista, vivendo na sua própria casa. Durante este tempo, também trabalhou como advogado de defesa.

Em 1832, partiu para a Dinamarca, e passou no vestibular para a Universidade de Copenhaga. Começou a trabalhar para uma graduação em Direito, mas, quatro anos depois, mudou para Literatura e Ciências Naturais, destacando-se em ambas. Em 1835, juntamente com colegas da Islândia, fundou a revista patriótica “Fjölnir”.

Após a licenciatura, foi premiado com uma bolsa da Fazenda do Estado para realizar investigação científica na Islândia, um projecto em que ele trabalhou nos anos 1839/1842. Continuou a interessar-se pela história natural da Islândia e a trabalhar na “Fjölnir” ao longo da sua vida, dividindo o seu tempo entre a Dinamarca e viagens de pesquisa para a Islândia.

Foi na “Fjölnir” que muitos dos seus poemas e ensaios apareceram pela primeira vez. Jónas também trabalhou como tradutor, incluindo trabalhos científicos.

Em 21 de Maio de 1845, em Copenhaga, Jónas escorregou nas escadas que davam para o seu quarto e fracturou uma perna. Foi para o hospital no dia seguinte, mas faleceu cinco dias depois, vítima de envenenamento do sangue. Tinha apenas 37 anos de idade.

É venerado na Islândia como um herói nacional. A sua poesia tem forte influência das paisagens islandesas e ele é considerado um dos fundadores do romantismo na sua pátria.  Alguns dos seus poemas foram musicados e continuam a ser apreciados na actualidade, sendo considerados como canções tradicionais do país. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...