quarta-feira, 4 de novembro de 2020

4 DE NOVEMBRO - MOACIR JANIASSU

 

EFEMÉRIDE - Moacir Japiassu, jornalista e escritor brasileiro, morreu em Cunha no dia 4 de Novembro de 2015. Nascera em João Pessoa, em 4 de Julho de 1942. Com mais de meio século dedicado ao jornalismo, Japiassu também era escritor e criou os prémios Líbero Badaró e Claudio Abramo. A sua carreira incluiu passagens pelos periódicos “Veja”, “IstoÉ”, “Placar”, “Elle” e “Pais e Filhos”. Deste último, foi um dos fundadores. Na TV, na década de 1980, foi editor-chefe do “Fantástico”.

O seu último trabalho foi uma publicação na coluna “Jornal da ImprenÇa”, do portal “Comunique-se”.

Paraibano com irradiações familiares também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, onde começou a viver a partir de 1970, ele era filho de um funcionário público e de uma dona de casa, que tiveram mais dois filhos que também vieram a ser jornalistas. A família deixou Paraíba em direcção a Minas Gerais em 1956, com o jovem Japiassu ainda adolescente.

Japiassu iniciou-se na profissão em 1962, quando decidiu fazer um teste para integrar a redacção do “Correio de Minas”, época em que já não aguentava mais ouvir as reclamações do pai, que não aceitava ver o filho o dia inteiro a ler romances. Após aprovado, o jovem Moacir, com apenas dezanove anos, tornou-se oficialmente repórter do diário, então recém-lançado em Belo Horizonte.

Com mais de 50 anos de carreira, o jornalista passou por alguns dos mais importantes órgãos da imprensa do país, como os jornais “Diário de Notícias”, “O Estado de S. Paulo”, “Jornal da Tarde” e “Jornal da República”, além das revistas “IstoÉ”, “Veja”, “Senhor”, “Pais & Filhos”, “Enciclopédia Bloch” e “Elle”, entre outros. Foi também editor-chefe do programa “Fantástico”, da Rede Globo, e repórter, redactor e apresentador de programas de rádio e televisão. Em 1997, fundou a revista “Jornal dos Jornais” (que recebeu o Prémio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, de 1999). Em 2010/2011, foi chefe de redacção da revista “Football”, que editava ao lado da esposa, Márcia Lobo, e do filho, Daniel Japiassu.

Escritor de renome, foi autor de dois livros infanto-juvenis, um de gastronomia e um compêndio com as melhores pérolas publicadas na sua coluna, “Perdão, Leitores”, da revista “Imprensa”, além de ter publicado vários romances.

Japiassu faleceu em consequência de um acidente vascular cerebral, que sofrera no começo de Setembro de 2015.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...