segunda-feira, 2 de novembro de 2020

2 DE NOVEMBRO - RON McGOVNEY

EFEMÉRIDE - Ron McGovney, músico norte-americano de ascendência escocesa, nasceu em Los Angeles no dia 2 de Novembro de 1962. Ficou conhecido por ter sido o primeiro baixista dos Metallica, quando a banda foi formada no início da década de 1980. Foi depois substituído por Cliff Burton. Ron McGovney era vítima frequente de bullying por parte de Dave Mustaine.

James Hetfield e Ron McGovney montaram uma banda chamada Leather Charm, com o guitarrista Hugh Tanner. Hugh, mais tarde, decidiu seguir a carreira de empresário as e deixou o grupo. James e Ron encontraram então o guitarrista Troy James e o baterista Jim Mulligan.  Jim deixou a banda pouco tempo depois. Logo Lars Ulrich juntou-se a eles. Lars e Ron trouxeram Dave Mustaine para a banda, no lugar de Troy James, e este foi o nascimento oficial dos Metallica.

Embora Ron fosse o baixista da banda, não desfrutava de boa convivência com o grupo. Ron e Lars discutiam frequentemente pelas mais diversas razões. Mais adiante, Ron e Dave começaram a ter incidentes similares. Ron sentia-se usado pelos outros, já que era ele que disponibilizava dinheiro e usava o seu carro para transportar o equipamento da banda. Ron rapidamente se sentiu cansado por ter que agir também como empresário não-oficial da banda. Foi, aos poucos, afastando-se do grupo.

No dia 10 de Dezembro de 2011, Ron foi convidado para subiu ao palco para tocar com os Metallica, num show fazia parte de uma série de 4 apresentações, em comemoração do aniversário da banda. Estiveram presentes todos os ex-integrantes do grupo, ainda vivos. Era tarde para uma eventual reconciliação.

Ron gravou várias discos com os Metallica, incluindo um na sua própria garagem em 1982.

Após a sua saída dos Metallica, Ron tocou numa banda de Trash Metal, chamada Phantasm, porém, com apenas dois anos de actividade, a banda desfez-se Depois, Ron nunca mais fez um trabalho relevante, gravando poucos discos e tocando apenas com bandas locais. Em 2013, anunciou a sua aposentação definitiva da música.

Em 2019, publicou - no Twitter - velhas recordações dos tempos passados com os Metallica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...