segunda-feira, 30 de novembro de 2020

30 DE NOVEMBRO - CARLA CHAMBEL

EFEMÉRIDE - Carla Sofia Dias Chambel, actriz e dobradora portuguesa, nasceu na Amadora em 30 de Novembro de 1976.

Concluiu o Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Estreou-se como actriz na peça “A Disputa de Marivaux”, no Teatro Nacional D. Maria II, sob a direcção de João Perry (1995), encenador com quem trabalhou também em “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare (Teatro Nacional D. Maria II, 1996).

Foi dirigida por João Mota na Comuna - Teatro de Pesquisa, nas peças “O Mal da Juventude” de Ferdinand Bruckner (1997), “Medida por Medida” de Shakespeare (1997) e “Cara de Fogo” de Mayenburg (2004); e por Carlos Avilez, no Teatro Nacional D. Maria II, em “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett (2099).

Trabalhou com Graca P. Correa em “Zero Horas” (1998); com Manuel Wiborg na Actores Produtores Associados em “Crime e Castigo”, adaptado de Dostoievski (1999); e no Teatro Meridional, participou em “História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar” de Luis Sepúlveda, encenação de Miguel Seabra (2002).

Trabalhou com João Lourenço, no Teatro Aberto, em “A Vida de Galileu” de Bertolt Brecht - 2006; e com Fernanda Lapa, em “A Valsa de Baltimore” de Paula Voguel (2004).

No cinema, destaca-se a co-protagonizarão de “98 Octanas” de Fernando Lopes (2006), tendo participado ainda em filmes de Margarida Gil, Catarina Ruivo, Manuel Mozos, Luís Filipe Rocha, Paulo Rocha, Joaquim Leitão e Alberto Seixas Santos.

Presença regular na televisão, integrou o elenco de variadas séries como “A Ferreirinha” (RTP, 2004); “João Semana” (RTP, 2005), “Pedro e Inês” (RTP, 2005) ou “Até Amanhã Camaradas” (de Joaquim Leitão, SIC, 2005).

Participou na série da SIC, “Jura” em 2007 e desempenhou o papel de Vera, na telenovela “Vingança”. Em 2008, desempenhou o papel de Júlia Mascarenhas na telenovela “Resistirei” também da SIC. Foi convidada para ser a directora de actores da produção da SIC, “Laços de Sangue”.

Em 2012, protagonizou o filme “Quarta Divisão” com realização de Joaquim Leitão, onde interpretou o papel de Helena Tavares, uma agente da PSP que procura apurar a verdade sobre as circunstâncias do desaparecimento de uma criança de 9 anos, oriunda de uma família da alta sociedade portuguesa.

Em 2013, muda-se para a RTP1, para interpretar o papel de Marina na série “Bem-vindos a Beirais”. Em 2015, fez uma participação especial na novela da SICPoderosas”. A sua personagem morre no primeiro episódio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...