sábado, 21 de novembro de 2020

21 DE NOVEMBRO - CHRISTOPHER TOLKIEN

EFEMÉRIDE - Christopher John Reuel Tolkien, linguista, tradutor e editor franco-britânico, terceiro filho do escritor J. R. R. Tolkien e mais conhecido por ter editado postumamente muitos trabalhos de seu pai, nasceu em Leeds no dia 21 de Novembro de 1924. Morreu em Draguignan, em 16 de Janeiro de 2020. Foi ele também quem desenhou o mapa original para “O Senhor dos Anéis”, uma das obras de seu pai.

Christopher foi educado na Dragon School em Oxford e, depois, na Oratory School. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como piloto da Força Aérea Real, ingressando mais tarde na Universidade de Oxford.

Há muito que ele tinha sido parte da obra de seu pai, primeiro ainda criança, quando ouvia os contos sobre Bilbo Bolseiro, e, depois, já   adolescente e adulto, ajudando o pai na fase ainda de gestação do “Senhor dos Anéis”, e da “Terra do Meio”.  

Mais tarde, Christopher seguiu os passos do pai, tornando-se professor de Língua Inglesa no New College, Oxford, de 1964 a 1975.

Mais recentemente, as atenções caíram sobre ele, devido à sua oposição aos filmes baseados em “O Senhor dos Anéis”, alegando que o trabalho do pai não era apropriado para um filme. Em Novembro de 2017, pouco tempo depois da Amazon adquirir os direitos para fazer uma série inspirada na “Segunda Era da Terra do Meio”, Christopher deixou de cuidar directamente do património do pai.

Christopher Tolkien viveu em França com a sua segunda esposa, Baillie Tolkien, que editou postumamente o livro “As Cartas do Pai Natal”, de. R. R. Tolkien.

J. R. R. Tolkien escreveu diversos trabalhos relacionadas com a Terra do Meio, mas que não foram publicados em vida. Embora pretendesse publicar “O Silmarillion” junto com “O Senhor dos Anéis”, morreu em 1973 sem o terminar, ficando a tarefa para Christopher.

Depois da morte de pai, Christopher Tolkien começou a organizar o seu espólio literário.  Muito do material estava escrito à mão, frequentemente numa letra sumida e rasurada.  Decifrando essas notas, numa tarefa árdua, Christopher Tolkien admitiu que algumas vezes teve que adivinhar o que o pai tinha querido escrever.

Em 2008, Christopher iniciou um processo judicial contra a New Line Cinema, que ele alegou estar a dever à sua família 80 milhões de libras, em royalties. Em Setembro de 2009, ele e a New Line chegaram a um acordo não revelado e ele retirou a queixa.

Christopher passou mal a madrugada de 15 de Janeiro de 2020 e foi internado num hospital de Draguignan, em França, mas não resistiu, falecendo no dia seguinte, aos 95 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...